Â鶹ÊÓƵ

1 - Em defesa do conhecimento, da vida, do futuro

 
Nesta quinta-feira, 8 de julho, celebramos o Dia Nacional da Ciência. A “ciência” tem sido muito debatida em tempos de pandemia de covid-19. Afinal, são as recomendações científicas que nos guiam (ou deveriam nos guiar) para controlar a expansão do vírus. As vacinas contra a covid-19, seguras e eficazes, desenvolvidas em tempo recorde, são o maior símbolo de como a Ciência está salvando vidas.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Engenharia de Processos: nova pós a distância na Â鶹ÊÓƵ

Dados sua necessidade e ineditismo no país, o objetivo geral do curso é criar ações transformadoras e complementares para formandos em Engenharia, com cunho prático de projetos reais, alicerçados no conhecimento prévio obtido nos cursos de graduação em Engenharia. A carga horária mínima será de 460 horas, com as disciplinas divididas em módulos, podendo ser incorporadas na grade mais optativas. Para obtenção do grau de especialista, o estudante deverá elaborar trabalho de conclusão de curso (TCC) ou, se preferir, apresentar projeto prático aplicado no software Aspen. A previsão é que a primeira turma comece em setembro próximo.
 
Confira a matéria completa
 

3 - Impactos do home office na pandemia é tema de projeto na Arquitetura

 
Projeto de extensão desenvolvido pela aluna Gabrielle Heloísa Fernandes, do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da Â鶹ÊÓƵ, estuda os impactos trazidos pelas alterações na relação trabalho/estudos/casa no período da pandemia, e como o home office pode apoderar-se negativamente da vida das pessoas. Foram observadas questões relacionadas à saúde e bem-estar da população afetada, levando em conta a maneira que a ergonomia do mobiliário utilizado em espaços improvisados poderia estar colaborando ou prejudicando a saúde física de trabalhadores e estudantes.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Chamada interna para atuação voluntária no Inverno Cultural 2021

 
Está aberta, até 15 de julho, a Chamada Interna de Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei para atuação voluntária no 32º Inverno Cultural Â鶹ÊÓƵ. Serão selecionados até 50 estudantes, para as cinco áreas temáticas (Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música) e equipes de Coordenação Geral, Assessoria de Comunicação e Produção do festival.
 
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e frequentes em qualquer período dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ. A atuação é voluntária, não sendo prevista remuneração, nem pagamento de bolsa por parte da Â鶹ÊÓƵ. Quem for selecionado, irá atuar no período de 26 de julho a 30 de agosto. A 32ª edição do Inverno Cultural Â鶹ÊÓƵ será on-line, em respeito às condições de distanciamento social impostas pela pandemia da covid-19. O evento acontece entre os dias 21 e 29 de agosto, pelo site .
 
A inscrição será recebida, exclusivamente, . Neste mesmo link, o candidato poderá conferir também a chamada completa. Mais informações: invernocultural@ufsj.edu.br.
 

5 - Pós em Engenharia Química recebe inscrições para mestrado

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) está com inscrições abertas para o preenchimento de 14 vagas para o Mestrado na área de Desenvolvimento de Processos Químicos. 
 
As inscrições serão realizadas de forma on-line, por meio do sistema SIGAA Â鶹ÊÓƵ, até às 23h59min do dia 30 de julho de 2021, desde que a documentação esteja completa e em conformidade com o item 3 do Edital.
 
A taxa de inscrição é de R$85,00. Os que desejarem solicitar a isenção da quantia, devem preencher o Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, disponível neste endereço eletrônico.
 
O resultado final sairá no dia 21 de agosto. Já o início do curso tem previsão para o dia 13 de setembro.
 
Mais informações no site do PPGEQ.
 

6 - Seminários do FQMat debate composições elastoméricas nesta sexta (9/7)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (9/7), a partir das 10h, Composições elastoméricas para aplicações automotivas obtidas com aditivos provenientes de fontes renováveis. A convidada é a professora Janaina da Silva Crespo, da Universidade de Caxias do Sul. 
 
A transmissão será realizada no no Youtube.
 
Resumo
 
Nessa palestra serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas no Grupo de Materiais Elastoméricos da Universidade de Caxias do Sul para preparar, caracterizar e determinar a viabilidade técnica de composições elastoméricas contendo aditivos provenientes de fontes renováveis e/ou amigos do meio ambiente, em substituição aos componentes tradicionalmente utilizados na indústria da borracha. Os compostos preparados possuem aplicação na indústria automotiva (perfis, bandas de rodagem e lateral de pneu de passeio). A caracterização dos compostos foi realizada através de propriedades reométricas, DSC, densidade de ligações cruzadas, RPA, DMA, DRX, envelhecimento acelerado em estufa e ozônio e as propriedades físico-mecânicas de densidade, dureza, resistência à tração, resistência ao rasgamento, desgaste por abrasão e deformação permanente por compressão; liberação de zinco em água e testes de citotoxicidade. O conjunto de resultados obtidos indica que é possível a utilização dos aditivos alternativos, ocasionando em uma redução do teor de óleo e de zinco no composto sem afetar adversamente as propriedades dos artefatos finais. Além disso, os artefatos apresentaram menor liberação de zinco em água e menor citotoxicidade, o que enfatiza o potencial de aplicação dos aditivos provenientes de fontes renováveis quando busca-se produtos com menor impacto ambiental.
 
 
*Com informações do FQMat
 

7 - Livro comemora 10 anos do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem

 

Acontece nesta sexta, 09, o lançamento do livro Cartografias em (des)encantos: (re)petições, (re)existências, afe(c)tos por ensinos-pesquisas-extensões, organizado pelas professoras Giovana Scareli e Fernanda Omelczuk (DECED/Â鶹ÊÓƵ), Andrea Versuti (UnB) e Elenise Andrade (UEFS).

O livro é fruto das comemorações de 10 anos do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI) e conta com a participação de pesquisadores de várias universidades do país, artistas, alunos e egressos da Â鶹ÊÓƵ. 
 
O livro pode ser baixado gratuitamente ou ser adquirido em sua versão impressa, no .
 
O lançamento oficial será amanhã, 09 de julho, às 15h, pelo .

 

8 - Com quase cem mil bolsas, há 70 anos Capes investe na ciência brasileira

 
Atualmente, a Fundação concede 99,6 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e no exterior
 
Nesta quinta-feira, 8, são comemorados o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Criados para mostrar a importância da ciência para o desenvolvimento do País, este ano, porém, as datas recebem uma atenção especial. Uma força-tarefa mobilizou cientistas do mundo todo na busca de uma solução para a pandemia de Covid-19. Para Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, reconhecer o protagonismo da pesquisa e da ciência para o desenvolvimento do País “é tarefa de toda a sociedade”.
 
A CAPES atua na concessão de bolsas de pós-graduação para estimular a pesquisa, a produção científica e a formação de pessoal qualificado. Como exemplo temos os Programas de Combate à Epidemias, com 2.600 bolsas, de Desenvolvimento da Pós-Graduação nos Estados, com 1.800 bolsas, e na Amazônia Legal, com 488. Em 2020, a CAPES implementou um modelo de concessão de bolsas, que aumentou em 3.805 os benefícios concedidos aos estudantes de pós-graduação. Atualmente, a Fundação concede 99,6 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil e no exterior.
 
Universidades brasileiras destacam-se com pesquisas inovadoras: o  que desenvolveu e produziu enzimas-chave para detectar a COVID-19 no corpo humano ajudará a baratear o teste de saliva. Já a Universidade de Passo Fundo (UPF) propõe . O artigo que resultou da pesquisa sinaliza avanços em direção à vacinação.
 
Na educação básica, a CAPES oferece o  pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Por ele, professores da rede pública de ensino da educação básica fazem o curso de Especialização em Ensino de Ciências. Assim se  estimula o interesse dos alunos pelas carreiras científicas e pelo uso de novas tecnologias.
 
*Com informações de Redação CCS/CAPES

Última atualização: 09/07/2021