1 - Federalização: marco na história da Â鶹ÊÓƵ
A federalização foi um marco definitivo para o desenvolvimento do ensino superior e para a história da região onde a Funrei estava inserida. O processo ocorreu basicamente com a incorporação pelo Estado do patrimônio e dos profissionais (docentes e técnicos) das instituições que lhe deram origem: a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras e a Fundação Municipal de São João del-Rei. Leia a .
2 - Economia criativa: Â鶹ÊÓƵ participa da Cátedra Unesco
A Â鶹ÊÓƵ é uma das 17 universidades que integram a rede global da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas. Sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e chancelada este ano, a entidade busca ser um centro de excelência em rede, através da promoção de um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre Economia Criativa, reunindo e difundindo conhecimentos, bem como seus efeitos e impactos no desenvolvimento local e regional. .
3 - Processo seletivo do curso de Música
Já está disponível para consulta o edital do Processo Seletivo (Vestibular) 2023/1 para ingresso no curso de Música da Â鶹ÊÓƵ no primeiro semestre de 2023. As inscrições começam nesta quinta-feira, 22 de dezembro, e prosseguem até 20 de janeiro.
Há vagas para: Canto Lírico e Canto Popular; Educação Musical; Clarineta, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola, Violão, Violino e Violoncelo. Mais informações sobre este e outros processos seletivos,
acesse o link.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM)
abre edital para seleção de novos alunos ao curso de mestrado, com inscrições até 20 de janeiro. São dez vagas nas linhas de pesquisa Morfofisiologia dos sistemas e Imunofisiopatologia dos sistemas. Confira
mais informações.
5 - Diálogos sobre o racismo estrutural
Nesta semana, o Curso de Comunicação Social - Jornalismo promove as últimas ações como parte do evento Diálogos sobre racismo estrutural: vivência negra e a importância da política afirmativa de cotas raciais. O encontro propõe a apresentação de palestras, cine-clubes e rodas de conversas a fim de fomentar a reflexão sobre as manifestações de racismo estrutural nas instituições, em conjunto com a comunidade.
Na terça-feira, dia 20, será realizada a última palestra do evento, às 19hrs, no anfiteatro do Campus Santo Antônio (CSA), para discutir sobre a política de cotas e seu impacto na demografia dos cursos superiores em todo o Brasil.
Na quarta-feira, dia 21 de dezembro, serão publicados mais um ensaio fotográfico e mais um episódio de podcast no site da - Vertentes Agência de Notícias. Realizado em parceria com o curso de Teatro, o ensaio fotográfico tem como objetivo valorizar e prestigiar a beleza negra. Na sequência, o episódio do podcast vai fazer uma recapitulação de todas as ações promovidas ao longo do segundo semestre deste ano.
6 - Agenda de defesas e qualificações
Confira as bancas agendadas para os próximos dias dos programas de pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ:
*O Programa de Mestrado em Artes Cênicas (PPGAC) convida para qualificação da discente Josiane Pereira dos Reis, dia 21 de dezembro, às 10h, com trabalho intitulado As rupturas dos estereótipos nas poéticas coreográficas. Interessados devem solicitar o link pelo e-mail: .
Banca: Prof. Adilson Roberto Siqueira (Orientador)
Profa. Juliana Reis Monteiro dos Santos (Â鶹ÊÓƵ)
Profa. Thereza Cristina Rocha Cardoso (Instituto de Cultura e Arte – UFC)
*O Programa de Mestrado em Letras (Promel) convida a comunidade para defesa de dissertação da mestranda Janaina Faria Cardoso Maia, intitulada Cotas étnico-raciais sob avaliação em comentários do Twitter: uma análise linguística-discursiva. Ocorre dia 22 de dezembro, às 14h, via .
Banca: Prof. Cláudio Márcio do Carmo (Orientador)
Profa. Ana Larissa Adorno Oliveira (UFMG)
Prof. Ivan Vasconcellos (Â鶹ÊÓƵ)
Prof. Antônio Luiz Assunção (Â鶹ÊÓƵ)
*O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) convida para defesa da dissertação Efeitos da covid-19 sobre o tempo social dos profissionais da educação básica em minas gerais, uma abordagem da economia feminista, da mestranda Josiane Patírica Resende Silva. Dia 22 de dezembro, às 15h. Interessados devem solicitar o link pelo e-mail:
Banca: Profa. Aline Cristina Da Cruz (Presidente)
Prof. Douglas Marcos Ferreira (Â鶹ÊÓƵ)
Prof. Luiz Eduardo De Vasconcelos Rocha (Â鶹ÊÓƵ)
Profa. Viviani Silva Lírio (UFV)
Última atualização: 20/12/2022