Conforme o Regimento da Â鶹ÊÓƵ, o Colegiado do Curso é o órgão responsável pela fixação das diretrizes didático-pedagógicas do Curso, bem como da definição do perfil acadêmico-profissional do estudante e é constituído pelos seguintes membros:
CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS 2024/1
10/07/2024
20/08/2024
As demandas para a reunião devem ser enviadas em até 2 dias antes para que possam ser incluídas na pauta.
COMPETÊNCIAS
As competências do Colegiado do Curso são regulamentadas pelo Regimento Geral da Â鶹ÊÓƵ em seu Artigo 46:
Art. 46. Ao Colegiado de Curso de graduação compete:
MEMBROS INTEGRANTES
Coordenadora: Daniela Leite Fabrino (Período: de 25.10.2024 a 25.10.2026) Portaria - e-mail: danifabrino@ufsj.edu.br
Vice-Coordenador: Gabriel de Castro Fonseca (Período: de 25.10.2024 a 25.10.2026) Portaria
Membro Docente: Gabriel de Castro Fonseca (Período: 02.12.2022 a 01.12.2024) Portaria
Membro Docente: Brener Magnabosco Marra (Período: 07.11.2023 a 06.11.2025) Portaria
Membro Docente: Flávia Donária Reis Gonzaga (Período: 07.11.2023 a 06.11.2025) Portaria
Membro Discente: Letícia Helena Santos de Castro (Período: 05.11.2024 a 04.11.2025) Portaria
PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DE CURSO 2020-2022
O presente plano de trabalho visa apresentar, em síntese, o conjunto de ações para o Curso de Engenharia de Bioprocessos na gestão de 2020 a 2022 que se dividem em três eixos: atividades administrativas, atividades pedagógicas e atividades científicas/culturais. Ao final da gestão, um relatório simplificado será apresentado e discutido na reunião de colegiado, juntamente com a avaliação da gestão por parte dos docentes, secretários e discentes.
1. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
As reuniões ordinárias do Colegiado de Curso são realizadas mensalmente conforme definido no art. 48 item XV do Regimento Geral. Extraordinariamente sempre que o assunto e a urgência exigirem.
As reuniões das Câmaras se realizam uma vez por mês, e são regulamentadas pelo Regimento Geral da Â鶹ÊÓƵ, seção III art. 35. Após a reunião, o coordenador levará as decisões e discussões para o Colegiado de Curso.
Ao final de cada período letivo, em data prevista no Calendário Acadêmico, devem ser elaboradas as listas de oferta de componentes curriculares de acordo com as demandas identificadas e em consonância com o fluxograma contido no Projeto Pedagógico do Curso. O coordenador, para efetivar o Planejamento Acadêmico, deve solicitar aos Departamentos os professores para as unidades curriculares. O coordenador deve acompanhar o processo de oferta de disciplinas para certificar-se de que cada Departamento realmente atendeu à solicitação.
Orientar o discente, nos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da inscrição em unidades curriculares, em articulação com o órgão responsável pelo acompanhamento e controle acadêmico. É imprescindível a presença do Coordenador de Curso no momento da matrícula, bem como na orientação dos discentes na pré-matrícula. Além disso, o processamento da terceira etapa da inscrição periódica é realizada pelo coordenador do curso via formulário eletrônico e atendimentos presenciais dos discentes.
Os alunos de graduação devem ser acompanhados no seu desempenho que é realizado em atendimentos individuais na coordenação, principalmente, no ato da terceira etapa de inscrição periódica. Caso seja constatada uma situação que indique dificuldade de cumprimento do tempo médio de integralização curricular, a DICON avisa a coordenação e o colegiado deve construir propostas de acompanhamento de estudos, elaboração de planos de estudo, a fim de evitar o desligamento de alunos que é realizado no momento que o aluno solicita a prorrogação do prazo de integralização.
Compete ao Coordenador do Colegiado do Curso avaliar no âmbito do Colegiado os requerimentos de
aproveitamento de estudos dos alunos.
Elaborar a grade horário do curso de Engenharia de Bioprocessos a cada semestre em concordância com os demais coordenadores de outros cursos, em acordo com o prazo estipulado no Calendário Acadêmico, divulgar para os professores e, posteriormente, para a comunidade acadêmica. Após a aprovação, o coordenador deverá fazer o lançamento do horário no sistema (CONTAC).
Compete ao Coordenador do Colegiado do Curso enviar e responder os memorandos eletrônicos das instâncias da Â鶹ÊÓƵ, em acordo com as decisões do Colegiado de Curso, tais como definição dos cursos afins para a transferência interna e externa, avaliação dos alunos a serem desligados, solicitação dos planos de ensino de cada disciplina etc.
Elaborar um plano de ação junto com o Colegiado e NDE para melhorarmos o curso e estarmos preparados para a visita da Comissão de Avaliação do INEP no processo de reconhecimento/recredenciamento do Curso.
Elaborar o relatório anual das atividades do curso em acordo com o Regimento Geral da Â鶹ÊÓƵ Art 48, item IX e submeter para aprovação e discussão no Colegiado de Curso.
As reuniões ordinárias do Colegiado de Curso juntamente com o NDE são realizadas em acordo com a necessidade, porém no mínimo 4 vezes ao ano. O objetivo da reunião é construirmos uma proposta de promoção do curso bem como a constante avaliação e ações para a melhoria do curso.
Atender a demanda solicitada pelo Colegiado de Curso e NDE para um espaço e equipamentos específicos para ministrar a disciplina de Laboratório de Engenharia de Bioprocessos que, atualmente, utiliza o Laboratório de Engenharia Química.
Atender a demanda solicita pelos professores de aula prática de laboratório químicos e biotecnológicos na aquisição de equipamentos de proteção coletiva, a capela.
2. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Em acordo com a demanda discente, solicitar uma reunião com o professor para estabelecer as melhores ações para solucionar a demanda, por exemplo: revisão de prova.
Criar um vínculo maior com o CA do Curso para juntos construirmos a melhoria do curso.
Melhorar as informações constantes no site do curso.
3. ATIVIDADES CIENTÍFICAS/CULTURAIS
Apoiar e incentivar a realização da Semana Acadêmica pelo CA do Curso.
Apoiar e incentivar a realização do SIMBIO bianualmente.
Apoiar e incentivar a realização da Semana da Acolhida pelo CA do Curso.
Apoiar e incentivar a criação/manutenção dos grupos de pesquisa, empresas júniores, engenheiros sem fronteiras e ligas acadêmicas buscando atender suas demandas.
Regimento Interno do Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos |
Última atualização: 05/11/2024