« ACESSO RÁPIDO »
O CURSO DE MEDICINA
MODALIDADE: Bacharelado
TURNO: Integral
FORMA DE INGRESSO: Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação ( SISU)
Processo Seletivo de Expectativas de Vagas (PEV) - Cadastro de Reserva
Processos Seletivos para Reocupação de Vagas Remanescentes (PVR)
NÚMERO DE VAGAS: 20 (1º semestre) + 20 (2º semestre)
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
MÍNIMO E PADRÃO: 6 anos (12 semestres)
MÁXIMO: 9 anos (18 semestres)
Resolução , que "Aprova o
O Curso de Medicina da Â鶹ÊÓƵ Campus Dom Bosco visa formar profissionais médicos com o seguinte perfil:
Formação crítica, humanística e reflexiva, com aprendizagem em múltiplos cenários e em diferentes níveis de complexidade, com ênfase na atenção primária à saúde;
Vivência aprofundada das realidades e necessidades locais e regionais de saúde, competentes tecnicamente para exercer atividades profissionais em qualquer cenário, incluindo o contexto rural e regiões remotas;
Conhecimento científico e técnico para atuar em situações de urgência e emergência em diferentes cenários;
Capacitado para articular ensino, pesquisa e extensão em serviços da rede de Saúde, à luz dos princípios da universalidade, equidade e integralidade.
SÍMBOLO DO CURSO
HISTÓRIA
O símbolo do Curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei Campus Dom Bosco foi elaborado pelo então estudante de Design Gráfico da Faculdade de Arquitetura e Comunicação da Unesp, Pedro Paulo de Carvalho, que venceu o Concurso do Símbolo organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Rita Lobato (CA-Rita) com o apoio da Coordenadoria do Curso de Medicina (CMEDI). O objetivo era criar uma identidade visual para o curso com os conceitos Humanização, Medicina, São João del-Rei e Minas Gerais.
O Concurso do Símbolo ocorreu no período de 10 de novembro de 2015 a 10 de abril de 2016. Concorreram 9 símbolos produzidos por designers de todo o país. Na última etapa do Concurso, apenas 5 símbolos foram selecionados para uma Assembleia Geral com a participação de discentes, docentes e técnicos administrativos do Curso de Medicina da Â鶹ÊÓƵ / CDB, que elegeram por voto direto o novo símbolo do curso.
O SÍMBOLO
Um abraço solidário entre médicos/professores, estudantes e pacientes é representado por um pictograma com formato humano. Sua forma é inspirada nos sinos, presentes em muitas igrejas de São João del-Rei. Medicina e São João del-Rei são representados pelo Bordão de Asclépio, simbolizando a cura. Com a junção de algumas espirais da Sequência de Fibonacci, presente na natureza e também em obras de arte, criou-se o desenho da cobra entrelaçando o bastão. Este símbolo é formado pela junção das letras S e J que remetem à cidade de São João del-Rei. O desenho contém linhas curvas, características do estilo barroco e rococó.
Minas Gerais está presente no triângulo imaginário que se forma através do pictograma de pessoas se abraçando em solidariedade. Para representar as pessoas se abraçando foi feito um triângulo equilátero perfeito; nas bordas se desenhou os corpos. A cabeça se distancia do corpo respeitando o algoritmo matemático da proporção áurea em relação à sua medida. Foram escolhidas cores suaves e tranquilas que transmitem a confiança e a seriedade da instituição. As cores azuis e verde-piscina usadas nos desenhos passam a ideia de esperança, enquanto a cor branca no fundo representa a luz do conhecimento irradiada pela Universidade.
INFRAESTRUTURA
Prédio (pavilhão de aulas) Laboratórios
O Curso de Medicina possui infraestrutura nos Departamentos de Medicina, Ciências Naturais e Psicologia.
Os docentes que ministram aulas no curso estão lotados nos Departamentos:
Última atualização: 18/11/2024