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VII ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA DO CAMPO DAS VERTENTES

ARQUIVOS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS DO ESTUDO DOCUMENTAL

07 e 08 de Dezembro de 2024 – presencial

12, 13 e 14 de Dezembro de 2024 - on-line

São João del-Rei, Minas Gerais

 

Estão abertas as submissões para o VII Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes nas modalidades abaixo:

  • Atas;
  • Edições críticas complementares às pesquisas;
  • Apresentações musicais.

As atas submetidas deverão se enquadrar nos seguintes eixos temáticos:

  • Documentos arquivísticos musicais: estudos de ferramentas, técnicas e metodologias de análise de fontes musicais que auxiliem pesquisadores e membros de instituições detentoras de arquivos;
  • Arquivos musicais: pesquisas que têm como objetivo a elaboração da história da música a partir de documentos musicais e arquivos; processos e métodos para o tratamento arquivístico; avaliações e perspectivas de investimentos na recuperação, tratamento e difusão de arquivos musicais;
  • Edição musical: edições críticas enquanto objeto de pesquisa, com fundamentação teórica, texto explicativo contendo os princípios editoriais, fontes utilizadas e aparato crítico;

As atas dos trabalhos aprovados poderão ser publicadas nos anais de cada edição, desde que respeitem os prazos estipulados no cronograma, bem como as normas de publicação do evento e a sua respectiva apresentação expositiva.

Os trabalhos submetidos para publicação deverão ser com indicação de autoria e serão avaliados por no mínimo dois pareceristas. No caso de conflito entre avaliadores, a Comissão Organizadora poderá designar a proposta a um terceiro parecerista.

Endereço para submissões: https://forms.gle/gSamLGpd2LRa49rF9

Atenção: os autores deverão informar se preferem participar de forma presencial ou on-line.

 

ATAS

 

O modelo de formatação textual do evento, disponibilizado abaixo, deve ser rigorosamente obedecido ao submeter o artigo para o processo editorial. Os autores podem copiar cada parte de seu artigo original (título, autor(es), instituição, e-mail, resumo, palavras-chave, título das seções, título das subseções, parágrafos do texto, figuras, legendas, referências, notas de rodapé etc.) e colá-las em seu respectivo espaço dentro do modelo.

Em conjunto ao texto a ser submetido, os pesquisadores deverão enviar previamente a apresentação de slides em PDF e programa de livre escolha (sugere-se o Google Slides para apresentações que contenham vídeo e/ou áudio).

 

Modelo (Template):

 

Formatação:

  • Página A4 vertical com margens de 2 cm superior e esquerda, e 3 cm inferior e direita. Todo o conteúdo textual deve ser apresentado com fonte Times New Roman;
  • Título da comunicação: Fonte tamanho 14, negrito, alinhamento centralizado, espaçamento 1,5, com espaço após o parágrafo, subtítulo (caso houver) separado por dois pontos. O título deve preferencialmente não ultrapassar três linhas;
  • Nome(s) do(s) auto(res) (e coautores, caso houver):Fonte tamanho 12, alinhado à direita, espaçamento 1,5, sem espaço após o parágrafo e com nota de rodapé numerada em cada autor.
  • Nota de rodapé (dados dos autores): Fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem espaço após o parágrafo. Deve conter a maior formação acadêmica, instituição vinculada, e-mail, e título da bolsa, quando for aplicável;
  • Indicação do eixo temático: Fonte tamanho 12, alinhado à direita, espaçamento 1,5, com espaço após o parágrafo, imediatamente abaixo do nome do último autor;
  • Resumo:Máximo de 150 palavras. Fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento 1,5, com espaço após o parágrafo;
  • Palavras-chave: Entre 3 e 5 palavras-chave. Fonte tamanho 12, separados por ponto-e-vírgula;
  • Título das seções do texto: Sem numeração. Fonte tamanho 12, letras maiúsculas, com negrito, alinhamento justificado, espaçamento 1,5, com espaço após o parágrafo;
  • Título das subseções do texto: Numeração optativa. Fonte tamanho 12, letras minúsculas, com negrito, alinhamento justificado, espaçamento 1,5, com espaço após o parágrafo;
  • Conteúdo do texto: Fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5, com espaço após o parágrafo;

Atenção: Não modificar o alinhamento das margens em cada parágrafo. Para fazer o recuo do início do mesmo, utilize a tecla TAB.

  • Citações diretas (com mais de três linhas): Fonte tamanho 10, recuo de margem de 2,5 cm, justificado, espaçamento simples, com espaço após o parágrafo;
  • Figuras e gráficos: Utilizar a imagem com a maior resolução possível. Para as legendas, indique a descrição abaixo do objeto, com fonte tamanho 12, alinhamento centralizado, espaçamento simples, com espaço após o parágrafo, seguido da indicação em negrito “Figura 1” ou “Gráfico 1”. Preferencialmente não ultrapassar três linhas de descrição. Em caso de utilização de imagens de outrem, indicar obrigatoriamente em forma de referências a origem das mesmas. Não transformar gráficos em imagens.
  • Tabelas e quadros: Utilizar a formatação simples do editor de texto. Para as legendas, indique a descrição acima do objeto, com fonte tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento simples, com espaço após o parágrafo, seguido da indicação em negrito “Tabela 1” ou “Quadro 1”. Preferencialmente não ultrapassar três linhas de descrição. Não transformar gráficos em imagens.
  • Referências: Utilizar as normas da ABNT.
  • Limite de páginas: as atas deverão ter um limite mínimo de 10 e máximo de 30 páginas incluindo anexos e bibliografia.

Cada pesquisador poderá apresentar apenas um trabalho como autor. Para os professores que se encontram na categoria de coautor(es) serão permitidos o envio ilimitado de propostas de trabalho desde que se identifiquem como orientadores.

 

EDIÇÕES CRÍTICAS COMPLEMENTARES ÀS PESQUISAS

Estão disponíveis para a submissão de edições musicais críticas conforme os critérios seguintes:

  • As propostas deverão se relacionar a um ou mais trabalhos submetidos nesta edição do evento, configurando-se como material complementar às pesquisas desenvolvidas pelo candidato que as submete;
  • As propostas deverão se relacionar à prática musical de conjuntos ou a compositores diversos;
  • As obras executadas deverão ser obrigatoriamente de domínio público ou autorizadas por escrito pelos detentores legais dos direitos de autor;
  • Sugere-se a edição através do software MuseScore;
  • Página A4 vertical com margens de 2 cm superior e esquerda, e 3 cm inferior e direita. Todo o conteúdo textual deve ser apresentado com fonte uniformizada;

Observação: Todas as obras deverão apresentar aparato crítico textual indicando as opções tomadas pelo(s) editor(es) e a descrição das fontes consultadas.

Cada pesquisador poderá apresentar apenas uma edição crítica. Para os professores que se encontram na categoria de coautor(es) serão permitidos o envio ilimitado de proposta de trabalho desde que se identifiquem como orientadores.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Para esta edição do evento, estão abertas as inscrições para publicações de apresentações musicais gravadas em vídeo, respeitando as seguintes diretrizes:

  • As propostas deverão se relacionar à prática musical de conjuntos ou compositores mineiros;
  • O vídeo deverá ser gravado na horizontal, em resolução 1920x1080p ou 1280x720p e duração máxima de 10 minutos;
  • O vídeo poderá ser enviado através do e-mail do evento no formato do vídeo em .mp4 ou equivalente, ou disponibilizado via link do YouTube.
  • Indicação de nome da(s) obra(s), compositor(es) e instrumentista(s) envolvido(s).

Observação: A(s) obra(s) executada(s) deve(m) ser obrigatoriamente de domínio público ou autorizadas por escrito pelos detentores dos direitos autorais das mesmas. Fique atento à qualidade do áudio a ser transmitido.

Não há limite para a quantidade de vídeos submetidos para esta modalidade.

As propostas apresentadas passarão por uma seleção da Comissão Organizadora para avaliação da adequação da proposta submetida ao evento.


Última atualização: 07/11/2024