Â鶹ÊÓƵ

 

OFICINA DE PALEOGRAFIA

Voltada para os estudos africanos, séculos XVI - XIX

O Laboratório de Imagem e Som da Universidade Federal de São João del-Rei (LIS-Â鶹ÊÓƵ), tem o orgulho de tornar público a realização da sua primeira oficina on-line. Em parceria com a GT História da África da ANPUH-MG e com a Professora Dra. Priscila Weber, no dia 02 de dezembro de 2021 será oferecido a “Oficina de Paleografia voltada aos estudos africanos, séculos XVI-XIX”. A atividade será totalmente online, e realizada ao vivo. Poderão se inscrever na oficina professores(as) da rede pública e privada do ensino básico (fundamental e médio) e superior, graduandos e pós-graduandos de quaisquer áreas de conhecimento. O prazo para inscrição compreende-se entre as 18h00min. do dia 22 de novembro de 2021 até as 23h59min. do dia 30 de novembro de 2021, ou até o preenchimento das vagas. Haverá emissão de certificados para os ouvintes. Para realizar sua inscrição e obter mais informações acesse os links abaixo. Participe!

 
 
 
 
  
 
 Conheça a Profa. Dra. Priscila Weber, | Para acessar o curriculo lattes da professora,

 

SEMINÁRIO PERMANENTEHistória, Memória e Diferença na América Latina

"A pena de morte e a revolta dos escravos de Carrancas"

A segunda sessão do seminário permanente "História, Memória e Diferença na América-Latina" é protagonizada pela discussão sobre "A pena de morte e a revolta dos escravos de Carrancas". Apresenta a temática o Prof. Dr. Marcos Ferreira de Andrade, da Universidade Federal de São João del-Rei; a discussão ainda conta com os comentários da Profa. Dra. Beatriz Gallotti Mamigonian, da Universidade Federal de Santa Catarina. As discussões acontecerão no próximo dia 11 de junho de 2021 às 16h, pela nossa plataforma no YouTube. Ao final haverá emissão de certificados para ouvintes.

 Perdeu nossa live? Você pode acessa-la 

Lembramos que os certificados serão emitidos somente mediante requerimento eletrônico feito durante a transmissão da live ao vivo. Em caso de erros nos certificados entre em contato conosco em lis@ufsj.edu.br. Agradecemos sua participação!


LIVE - "Um outro 13 de maio: os 188 anos da Revolta de Carrancas (1833)"

    A Revolta de Carrancas, combate mais sangrento do sudeste escravista brasileiro no século XIX, completa seus 188 anos. Memorando este importante episódio de nossa História, o LIS-Â鶹ÊÓƵ promove no próximo dia 14 de maio, às 19h um bate-papo com os professores Marcos Ferreira de Andrade (Â鶹ÊÓƵ) e Marcus Joaquim Maciel de Carvalho (UFPE). A live será mediada pelo professor Alfredo Nava Sánchez (Â鶹ÊÓƵ). Você pode acompanhar-nos acessando o link abaixo. Ao final da apresentação haverá emissão de certificados para ouvintes!

 Perdeu nossa live? Você pode assisti-la.  

Conheça os professores:

 |  | 


 

SEMINÁRIO PERMANENTE - História, Memória e Diferença na América Latina

"Falucho, paradojas de un héroe negro en una nación blanca.

Raza, clase y género en Argentina (1875-1930)"   

    O Laboratório de Imagem e Som, da Universidade Federal de São João del-Rei (LIS-Â鶹ÊÓƵ), promove, no dia 23 de abril de 2021, o lançamento do grupo de pesquisa universitário "História, Memória e Diferença na América Latina". Para a inauguração, o LIS Â鶹ÊÓƵ cede espaço no nosso canal do YouTube para uma conversa entre o professor idealizador do projeto - Prof. Dr. Alfredo Nava Sánchez  e os convidados - Profa. Lea Geler (Universidad de Buenos Aires), Profa. Maria de Lourdes Ghidoli (Universidade de Buenos Aires) e Prof. Alex Loayza Pérez (Universidad Nacional Mayor de San Marcos). Para participar você pode optar por assistir a transmissão simultânea pelo nosso canal no YouTube ou particpar através do link disponível no documento abaixo.

 Perdeu nossa live? Você pode acessa-la

  

 

Lembramos que os certificados serão emitidos mediante requerimento eletrônico feito durante a transmissão da live ao vivo, no dia 23 de abril de 2021. Em caso de erros nos certificados entre em contato conosco em lis@ufsj.edu.br. Agradecemos sua participação!



LIVE - "Diálogos sobre midiatização do Ensino de História na pandemia da COVID 19"

 

    O Laboratório de Imagem e Som, da Universidade Federal de São João del-Rei (LIS-Â鶹ÊÓƵ), promoveu, no dia 11 de março, o lançamento do projeto de extensão universitária "Curta História!". Para a inauguração o LIS Â鶹ÊÓƵ cedeu espaço no nosso canal do YouTube para uma conversa entre os professores idealizadores do projeto - Prof. Dr. Alfredo Nava Sánchez e Profa. Dra. Ingrid Silva de Oliveira Leite - e os convidados - Profa. Dra. Patrícia Teixeira de Sá (UFF) e os graduandos em História pela Â鶹ÊÓƵ, Bruna Giovanna da Silva e Gabriel Oliveira Milagres Almeida.

 

Lembramos que os certificados foram emitidos mediante requerimento eletrônico feito durante a transmissão da live ao vivo, no dia 11 de março de 2021. Em caso de erros nos certificados entre em contato conosco em lis@ufsj.edu.br. Agradecemos sua participação!


LIVE - "Pena de Morte: as revoltas escravas e a Lei de 10 de Junho de 1835"

 

     O Laboratório de Imagem e Som, da Universidade Federal de São João del-Rei (LIS-Â鶹ÊÓƵ), promoveu, no dia 10 de dezembro, um encontro on-line entre os professores Dr. Marcos Ferreira de Andrade (Â鶹ÊÓƵ), Dr. João Luiz Ribeiro (UFRJ) e Dr. Jofre Teófilo Vieira (SEDUC/CE) com a mediação do Dr. Ricardo Sontag (UFMG) . A live abordou o tema a "Pena de Morte: as revoltas escravas e a Lei  de 10 de Junho de 1835" com início às 19h. Houve emissão de certificados aos solicitantes.

 

Lembramos que os certificados foram emitidos mediante requerimento eletrônico feito durante a transmissão da live ao vivo, no dia 10 de dezembro de 2020. Em caso de erros nos certificados entre em contato conosco em lis@ufsj.edu.br. Agradecemos sua participação!

  

 

Conheça nossos convidados:


MINICURSO - "Irmãos de fé e de ofício: as irmandades leigas de ofícios no Rio de Janeiro entre meados do século XVIII e as duas primeiras décadas do século XIX." - Profª. Ma. Mariana Nastari Siqueira.

 

     O Laboratório de Imagem e Som da Universidade Federal de São João del-Rei (LIS-Â鶹ÊÓƵ), tem o orgulho de tornar público a realização do segundo minicurso do presente semestre. Em parceria com a Professora Mestra Mariana Nastari Siqueira, doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 24 de novembro e 11 de dezembro será oferecido o “Minicurso - Irmãos de fé e de ofício: as irmandades leigas de ofícios no Rio de Janeiro entre meados do século XVIII e as duas primeiras décadas do século XIX”. As atividades serão totalmente online e gratuitas. As inscrições podem ser feitas no link abaixo:
 
-
-
- Inscrições enceradas. 
-
 
 
 
Conheça a Profª. Mariana: 
 

Live "Trabalho escravo e luta pela terra no Sul de Minas: passados presentes"

     O Laboratório de Imagem e Som do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei (LIS-Â鶹ÊÓƵ), objetivando um diálogo entre a instituição, movimentos sociais e sindicatos, promove na próxima quinta-feira (24/09), um debate online com o tema: "Trabalho escravo e a luta pela terra no Sul de Minas: passados presentes". O bate-papo contará com professores que pesquisam a História sul-mineira, além de representantes locais que atuam no combate ao trabalho análogo à escravidão na contemporaneidade e na luta pela terra no Quilombo Campo Grande, em Campo do Meio/MG. O debate será transmitido ao vivo pela página do LIS-Â鶹ÊÓƵ no YouTube a partir das 19h. 
 
 Veja a gravação de nossa live na íntegra,
  
Lembramos que os certificados foram emitidos mediante requerimento eletrônico feito durante a transmissão da live ao vivo, no dia 24 de setembro de 2020. Em caso de erros nos certificados entre em contato conosco em lis@ufsj.edu.br. Agradecemos a sua participação!
 
  

 

 
Conheça nossos convidados
 
 

 
Minicurso "A África, a escravidão e a temática indígena nos livros didáticos de História - Reflexões e Abordagens" - Prof.ª Dr.ª Ingrid Silva de Oliveira Leite (DECIS/Â鶹ÊÓƵ)

 

     Estão abertas as inscrições para o primeiro minicurso a distância oferecido pelo DECIS com realização do LIS. A inscrição é gratuita e destinada preferencialmente a professores da rede pública de ensino e alunos de história, porém é aberta a todos os interessados. As vagas são a limitadas a 20 inscritos. O evento ocorrerá em dois encontros virtuais de 01:30 horas cada e 5 horas de leitura de texto e análises de vídeo. Os textos e link serão disponibilizados por e-mail, e os encontros serão realizados na plataforma Google Meet. Será emitido certificado de 08 horas para aqueles que forem avaliados e comparecerem nas duas aulas virtuais.

Período de aulas: de 17 de Agosto a 11 de Setembro de 2020

 

-  

 

-  

    

 

 

 


 

I Encontro Capitalismo, Democracia & Mídia (2019)

 

O I Encontro Capitalismo, democracia e mídia, organizado pelas professoras Cássia Palha e Patrícia Mattos foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2019. As análises sobre os efeitos do capitalismo financeirizado, o aprofundamento das desigualdades sociais e os desafios da democracia numa economia globalizada e desregulamentada vêm sendo feitas por intelectuais no exterior e no Brasil. As discussões sobre a forte influência da grande mídia na legitimação de políticas neoliberais, e o papel das redes sociais na produção e reprodução de consensos sociais em torno de políticas regressivas e propagação de fake news compõem o horizonte de reflexões feitas por vários intelectuais estrangeiros e brasileiros. Por ser uma das principais pautas do debate acadêmico contemporâneo nas Ciências Humanas, o objetivo desse encontro foi trazer especialistas renomados para examinar essas questões e analisar a realidade brasileira na atualidade. Para isso, o evento contou com a participação dos professores: Ladislau Dowbor (PUC/SP), Fabrício Maciel (UFF), Áureo Bussetto (UNESP), Vanessa Maia (Â鶹ÊÓƵ), Eugênio Bucci (USP) e Heloísa Starling (UFMG).

Confira imagens do evento e um  com a conferência do professor Ladislau Dowbor e a mesa com o professor Eugênio Bucci e Heloísa Starling:

 

 

Foto 1: Conferência "O Capital Improdutivo" com Ladislau Dowbor (21/11/2019)

Conferência

Foto 2: Conferência "O Capital Improdutivo" com Ladislau Dowbor (21/11/2019)

Foto 3: Mesa "Mídia e Capitalismo". Da esquerda para a direita: Áureo Busetto; Vanessa de Paiva; Cássia Palha; Patrícia Mattos; Fabrício Maciel (22/11/2019)

Foto 4: Mesa "Os Desafios da Democracia" com Eugênio Bucci e Heloísa Starling (22/11/2019)

 

 


I Seminário de Pós-abolição e História Pública - Â鶹ÊÓƵ

Há muito a historiografia indicou o fato de ter sido a antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja cabeça era São João del Rei, a região de maior presença de escravos em Minas Gerais, que, por sua vez, foi a maior província escravista do Império. Portanto, a importância da presença negra na região é inquestionável. Muitas pesquisas já foram feitas, por diferentes perspectivas, sobre a escravidão. Mais recentemente os pesquisadores têm atentado para as experiências históricas da população negra no pós-abolição. Na historiografia brasileira, as pesquisas sobre o Pós-emancipação cresceram a partir dos anos 2000, rompendo com a visão clássica da análise eminentemente econômica e baseada na chamada "questão social" e marginalidade, abrindo para a presença do negro enquanto um sujeito histórico e atuante.
Tendo em vista esse panorama historiográfico e a importância da presença negra em Minas e, especialmente, na região de São João del Rei, é extremamente oportuna a realização de um Seminário voltado a essa temática, com a presença de pesquisadores de competência reconhecida de diversas regiões do país.
O Seminário contará com a participação de pesquisadores convidados de diferentes universidades do país, com pesquisas reconhecidas na temática do Pós-abolição e na proposta de atuação da história pública. Estarão presentes pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Celso Lisboa.
 
 Ficou interessado? Você pode encontrar mais pesquisas dessa temática no Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais. Acesse o Facebook do Grupo . Conheça também o instagram: .
 
Você pode encontrar mais registros fotográficos desse evento clicando  
 
 
Foto 1
 
Foto 2


Última atualização: 09/12/2021