Â鶹ÊÓƵ

Â鶹ÊÓƵ regulamenta prestação de serviços para terceiros

Publicada em 08/08/2024

A Â鶹ÊÓƵ passa a oferecer prestação de serviços por docentes e técnicos no âmbito das unidades acadêmicas e seus laboratórios, como normatizado pela Resolução CONSU nº 020/2023. A tramitação desses processos vai estar sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PPLAN) e do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC).

Em caso de serviços técnicos comuns – análise de água, leite, solo, entre outros –, que não envolvam desenvolvimento de novas metodologias analíticas, e atendam a empresas, governo e pessoas físicas, toda a regulação será feita pela PPLAN.

Quando se tratar de serviços técnicos especializados, o NETEC entra em cena, para regular colaborações que envolvam inovação e desenvolvimento de novas metodologias, cuidando de sua normativa, do trâmite processual e do .

Qual a importância da prestação de serviços para a Â鶹ÊÓƵ? De acordo com Paulo Granjeiro, coordenador do NETEC, é uma “nova modalidade”, que vai contribuir para que os laboratórios tenham receita, auxiliando as empresas no desenvolvimento de novos produtos e processos. “Os repasses vão beneficiar departamentos, unidades acadêmicas e atividades de fomento acadêmico, de formação e de treinamento de recursos humanos”, destaca.

A Instrução Normativa nº 62/2024 traz os parâmetros para o estabelecimento de contratos de prestação de serviços pela Â鶹ÊÓƵ, que serão geridos por uma das fundações de apoio vinculadas à Universidade. Na PPLAN, o Setor de Convênios e Apoio a Projetos (SECAP) cuidará dos procedimentos internos. “A prestação de serviço na Â鶹ÊÓƵ é uma forma de mostrar o quanto a Universidade é fundamental para a sociedade, seja para o cidadão, seja para o setor produtivo. Os recursos dessa modalidade vêm para fomentar as atividades dos departamentos e centro”, analisa Renato Vieira, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.