Â鶹ÊÓƵ

Janeiro 2021: Aberta a temporada de Bolsa Sanduíche no exterior<br />

Publicada em 20/05/2021

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) da Â鶹ÊÓƵ divulgou edital para inscrições de candidatos ao Programa Â鶹ÊÓƵ de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria do Programa de Pós-Graduação ao qual é vinculado, anexando o formulário de inscrição (anexo II do edital) e a documentação exigida, entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro deste ano.

Para a modalidade Doutorado Sanduíche, os benefícios oferecidos são: mensalidade, seguro saúde e auxílio instalação. O tempo de duração da bolsa é de, no mínimo, quatro e, no máximo, seis meses.
A seleção será realizada em duas etapas: a primeira, pelo Colegiado ou por Comissão de Seleção constituída por três docentes do Programa de Pós-Graduação da Â鶹ÊÓƵ contemplado com uma cota do PDSE; e a segunda, por uma Comissão de Avaliação da Prope.

Estão sendo oferecidas um total de sete bolsas, uma para cada Programa de Doutorado da Â鶹ÊÓƵ: Bioengenharia; Física e Química de Materiais; Bioquímica e Biologia Molecular; Biotecnologia; Ciências da Saúde; Multicêntrico em Química de Minas Gerais; Psicologia.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, os doutorandos que tenham interesse, e estejam regularmente matriculados em um dos cursos de pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ, “não podem perder essa oportunidade, sobretudo em um momento de restrição orçamentária.” A concorrência é acirrada mas, considerando que “parte dos nossos 188 doutorandos atende aos critérios do edital”, Baldoni os incentiva a concorrer. Para o pró-reitor, realizar parte da formação no exterior assegura, além da formação técnica, ganhos culturais para o estudante e ganhos institucionais para a Â鶹ÊÓƵ, abrindo canais para colaborações globais, favorecendo o processo de internacionalização na Universidade.

A preparação dos documentos deve ser priorizada, visto que alguns itens, como comprovante de proficiência em língua estrangeira e carta de aceite do coorientador no exterior, não dependem da Â鶹ÊÓƵ.

Em função da pandemia do novo coronavírus, a Capes informa que, levando em conta as medidas sanitárias adotadas nos países de destino dos bolsistas pesquisadores, as políticas de mobilidade podem sofrer restrições, que provoquem mudanças no cronograma previsto em edital. “Como vivemos um momento histórico desafiador, vamos por etapas: agora é hora de pensar na inscrição e na seleção”, destaca Baldoni.
Para saber mais, acesse o Edital Capes nº 19/2020.

Link para a matéria original: