PROJETO: "Adequação de infraestrutura de ambiente controlado no Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da Â鶹ÊÓƵ com vistas ao avanço da produção em CT&I".
VALOR: R$3.694.950,07. (Três milhoês, seiscentos e noventa e quatro mil, novecentos e cinquenta reais e sete centavos).
VIGÊNCIA: 24 meses
Fonte: ASCOM
Este sprojeto tem como objetivo a adequação do Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da Â鶹ÊÓƵ, compreendendo a instalação de sistema de condicionamento de ar classe ISO 7, substituição de portas para manter o equilíbrio das pressões, realização de trocas de forro e luminárias nas salas de criação de animais do segundo pavimento. E também a instalação de sistema de climatizaçã com filtragem com carvão ativado na área de lavagem para permitir o funcionamento do ambiente controlado (criatórios do segundo pavimento) e configurando um único laboratório. Essa adequação será fundamental para a produção de animais specific germ free, sob rígidos padrões sanitarios, bem como para a realização de ensaios científicos e de inovação, e prestação de serviços em ambiente com alto nível de biossegurança e obedecendo normas técnicas nacionais e internacionais (ABNT NBR 7256; Resolução Normativa nº15, CONCEA de 16.12.2013; 1999 ASHRAE Applications Handbook; 2001 ASHRAE Fundamentals Handbook; ISO 14644-1- no que tange a ambientes controlados; ANVISA - RDC nº301 - Art.235 - de 22/08/2019; National Institutes of Health, Manual sobre Cuidados e Usos de Animais de Laboratório ? National Academy Press - 2003; World Health Organization, Laboratory Biosafety Manual ? Fourth Edition; 2001 ASHRAE Fundamentals Handbook, pág. 10.3 ?Biotérios?; CCAC Guide to the Care and Use of Experimental Animals, Section II.A, Laboratory Animal Facilities: Introduction).
Essa proposta também visa fomentar parcerias com empresas públicas e privadas para o desenvolvimento científico e tecnológico de produtos para a saúde humana e animal (fármacos, biofármacos, imunobiólogicos, vacinas, kits para diagnósticos, biomateriais e dispositivos). Finalmente, possibilitar e fortalecer a pesquisa científica e de inovação da nossa instituição nas áreas estratégicas de Tecnologias Habilitadoras e Tecnologias para qualidade de vida permitindo o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social regional e nacional, bem como o fortalecimento de grupos de pesquisa e de Programas de Pós-Graduação, mitigando assimetrias regionais e permitindo que a Â鶹ÊÓƵ assuma uma posição de protagonismo no enfretamento aos principais desafios nacionais no campo da saúde e biotecnologia.
Última atualização: 22/11/2024