O Observatório Urbano realiza anualmente seleção de estudantes de graduação para atuarem como bolsistas, compondo sua equipe e atuando nas diversas atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo do período.
Nesta página você encontra as principais informações para participar das seleções. Veja abaixo os editais abertos.
Seleção da Equipe 2022
BOLSISTAS
Editais para seleção de bolsistas - Clique nas imagens para ler os editais. Neles você encontra as especificações de cada bolsa, dos planos de trabalho e o processo seletivo para cada vaga.
Inscrições via formulário - Clique nas imagens abaixo e leia os editais de cada vaga. Os links de inscrição encontram-se nos editais.
** SELEÇÃO EM ANDAMENTO **
Bolsista para atuar na atualização do acervo virtual do Observatório Urbano; atuar no desenvolvimento de uma plataforma web de mapeamento colaborativo para o Observa-Ação (Trabalho aprovado junto ao CNPQ), integrando frameworks para desenvolvimento web e de mapeamento interativo utilizando bibliotecas baseadas na linguagem de programação Python, sob orientação do prof. Vinícius Vieira.
Inscrições por e-mail até 15 de setembro de 2022 (23:59h)
** Seleções encerradas **
Edital 02/2022 - Atuação no Observa-Ação
- RESULTADO FINAL (21/04)
- RESULTADO PARCIAL (17/04) - Classificados para a entrevista
Edital 03/2022 - Atuação junto ao FEAS
- RESULTADO FINAL (25/04)
- RESULTADO PARCIAL (18/04) - Classificados para a entrevista
Observa-Ação é um projeto de construção conjunta e articulada de (re)conhecimento da realidade urbana das e com comunidades nas quais atuará, por meio da aproximação dialógica entre universidade e comunidade. Busca-se produzir, sistematizar e divulgar conhecimento sobre a realidade de territórios urbanos periféricos de São João del-Rei – conhecimento este produzido com ênfase nos espaços vivido e percebido (LEFEBVRE, 1999)e nas experiências cotidianas dos sujeitos. Trabalhamos com a hipótese de que a construção de cidades efetivamente sustentáveis e mais justas socialmente devem se mirar na construção do (re)conhecimento sobre o lugar e em um horizonte de transformação social. Este projeto foi aprovado pelo CNPq. A bolsa é executada pela Proex.
Seleção de bolsista dentre discentes dos cursos de Geografia ou Arquitetura e Urbanismo.
Inscrições até 11/04 (23:59)
Durante a pandemia de covid-19, e com o apoio do edital pie-covid, o Observatório Urbano atuou na articulação de grupos e entidades que realizam ações de assistência no município de São João del-Rei. Surgiu, então, o Fórum de Entidades de Assistência Social (FEAS), que conta, desde 2021, com o apoio do Observatório Urbano e de outras instituições no seu fomento e organização.
A atuação visa promover maior conhecimento do potencial de ação transformadora no território a partir de grupos já conhecidos e de referência em suas comunidades. A continuidade do projeto foi aprovada no PIBEX 2022, e a bolsa é executada pela Proex.
Seleção de bolsista dentre discentes de qualquer curso da Â鶹ÊÓƵ.
Inscrições até 13/04 (23:59)
Um dos eixos fundamentais do Observatório Urbano é assegurar que a comunidade detenha conhecimento adequado acerca da realidade da cidade. Assim, as formas de comunicação são variáveis a partir das metodologias participativas, dos encontros coletivos e também da divulgação de dados e conteúdos que, originalmente científicos e de viés acadêmico, são traduzidos para uma linguagem mais cotidiana e acessível, garantindo maior capilaridade dessa informação nos diversos públicos.
Seleção de bolsista dentre discentes do curso de Comunicação Social.
Inscrições até 21/04 (23:59)
VOLUNTÁRIOS
Discentes de Graduação - No Observatório Urbano de São João del-Rei escolhemos trabalhar preferencialmente com bolsistas, até mesmo para assegurar algum tipo de contraprestação financeira aos alunos. No entanto, os recursos são limitados e entendemos que há interesses múltiplos da vida acadêmica. É comum nos perguntarem sobre a possibilidade de atuação voluntária no projeto.
Nós escolhemos nossos voluntários a partir do processo de seleção de bolsistas. Se você tem interesse em integrar nossa equipe e programas, deve fazer nossa seleção anual de bolsistas. Discentes que não forem classificados nas vagas das bolsas poderão participar das nossas ações na condição de voluntários, com direito a certificação após a finalização do ciclo de atividades.
Discentes de Pós-Graduação - Discentes de programas de pós-graduação que pesquisam a temática urbana podem também atuar no Observatório Urbano. A experiência nos mostra que o contato multinível nas discussões que promovemos amplia qualitativamente nossas reflexões e ações. Se você é mestrando ou doutorando, possui um projeto de pesquisa que se relaciona à temática urbana, e quer participar de nossas atividades, pedimos que nos envie um e-mail em observaurbano@ufsj.edu.br explicando-nos sobre sua pesquisa e sobre como você acredita que atuar no Observatório Urbano pode contribuir para sua formação. Em resposta, te convidaremos para uma reunião a fim de discutirmos a viabilidade de um plano de trabalho do pós-graduando junto à equipe.
Comunidade Externa à Â鶹ÊÓƵ - Um eixo importante de nossas ações relaciona-se com o aprofundamento dos laços comunitários e com a partilha dos diferentes saberes - acadêmicos, científicos, tradicionais, populares - sobre a produção da cidade. Moradores de São João del-Rei, agentes e líderes comunitários, integrantes de movimentos sociais podem atuar junto ao Observatório Urbano na reflexão e na construção de uma cidade mais justa e democrática. Se você tem interesse em participar de nossa equipe, mande-nos um e-mail em observaurbano@ufsj.edu.br se apresentando e dizendo como poderemos contribuir conjuntamente para essas práticas de transformação do urbano.
RESIDÊNCIA EXTENSIONISTA 2022-2023
Edital para seleção de bolsistas e formulário de inscrição disponívels na página da Residência: /observatoriourbano/residencia_extensionista.php
Quantidade de alunos selecionados: 3 (três)
Início das atividades no Observatório Urbano: 02 de maio de 2022
Encerramento do ciclo do Programa e do termo de compromisso: 31 de março de 2023 (11 meses de bolsa de extensão)