Autoavaliação da Pós-graduação
Autoavaliação e Planejamento institucional quadriênio 2021-2024
No quadriênio avaliativo 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPE) da Universidade Federal de São João del-Rei (Â鶹ÊÓƵ) implementou ações e medidas para dirimir fragilidades existentes no âmbito institucional da Pós-graduação. As ações envolveram desde o diagnóstico institucional da Pós-graduação até a implementação e avaliação das políticas de fortalecimento, a saber:
Ações de Autoavaliação e Planejamento
1) Construção coletiva e aprovação da Política de incentivo aos cursos de Pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de São João del-Rei (Â鶹ÊÓƵ) - Resolução CONEP nº 013/2022, de 25 de maio de 2022 .
2) Realização de Oficina, organizada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação juntamente com todos os coordenadores dos Programas de Pós-graduação, para discussão das fragilidades e potencialidades da Pós-graduação na perspectiva da avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020, disponível em:
Encontro presencial:
Documento contendo as fragilidades e potencialidades da Pós-graduação
Baseando-se no diagnóstico institucional, realizado por meio de “Oficina de fragilidades e potencialidades da Pós-graduação” por meio da Política de incentivo aos cursos de Pós-graduação, a Â鶹ÊÓƵ implementou as seguintes políticas e ações:
1) Implementação da Políticas de ações afirmativas no âmbito da Pós-graduação:
- , que dispõe sobre a política de ações afirmativas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, com deficiência e em situação de vulnerabilidade social no âmbito da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de São João del-Rei (Â鶹ÊÓƵ)
- Instrução Normativa nº 003/2022/PROPE, de 16 de novembro de 2022, que institui os procedimentos para a aplicação das políticas de ações afirmativas nos Programas de Pós-graduações stricto sensu da Â鶹ÊÓƵ .
2) Revisão ampla e democrática para atualização do regulamento geral dos programas de Pós-graduação stricto sensu da Â鶹ÊÓƵ -
3) Elaboração e aprovação, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) da Â鶹ÊÓƵ, a Política de Planejamento Estratégico Situacional e Autoavaliação dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Â鶹ÊÓƵ –
4) Incentivo à formação de convênio de solidariedade interinstitucionais entre Programas de Pós-graduação: /pos_graduacao/cooperacao.php;
5) Em 2023: Publicação de editais de doutorado em língua inglesa para fomentar a internacionalização ativa;
6) Em 2023: Aproximação das demandas tecnológicas da sociedade, com regulamentação da prestação de serviços especializados, compartilhamento de laboratórios de pesquisa e aprovação da Política de Inovação (/netec/politica_de_inovacao_da_ufsj.php).
7) Em 2024: Implementação de projeto para fomento à internacionalização (Pós-doutorado para docentes; doutorado sanduíche e visita técnica de pesquisadores estrangeiros). Valor total do projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) foi de R$ 2.172.033,20. Disponível em: .
8) Em 2024: Implementação de projeto piloto de solidariedade intrainstitucional entre Programas de Pós-graduação. O projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi contemplado com 12 bolsas de mestrado e 3 de doutorado.
9) Em 2024: Aprovação de projeto junto à FAPEMIG para fomento à internacionalização ativa, por meio de pagamento de passagens aéreas e auxílio moradia para os estudantes estrangeiros da Pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ que foram selecionados pelo “Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras” (GCUB).
10) Fomento às publicações científicas de elevada qualidade (artigos, capítulos e livros). Disponível em: .
11) Em 2024: Fomento da pesquisa em interface com a extensão para geração de impacto social direto. Aprovou-se junto à CAPES, no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXTPG), o projeto intitulado “Implementação de ações de extensão no âmbito da pós-graduação para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, no valor total de R$ 430.000,00.
12) Acompanhamento individual e contínuo, por parte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ, das ações implementadas pelos Programas para dirimir as fragilidades apontadas na avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020.
Por fim, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação afirma que está em contato contínuo e estreito com os Programas de Pós-graduação no sentido de apoiá-los com o desenvolvimento e com a implementação de ações que fomentem a melhoria da qualidade na formação de recursos humanos qualificados para atender as demandas da sociedade brasileira.
Última atualização: 15/04/2024