O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA DA Â鶹ÊÓƵ/CCO possui áreas de concentração e linhas de pesquisa equânimes, para seus cursos de MESTRADO E DOUTORADO, havendo variação nas disciplinas oferecidas.
1- Área de concentração: BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL E AMBIENTAL
Visa desenvolver pesquisas em processos químicos e biotecnológicos mais seguros, econômicos e ambientalmente amigáveis, integrando conceitos teóricos no desenvolvimento de modelos empíricos e, ou fenomenológicos, com dados experimentais e simulações computacionais aplicadas em processos fermentativos e de biotransformações microbianas e enzimáticas, entre outros, aos quais podem ser associados a estratégias adequadas para produzir inovação no desenvolvimento de novos processos e produtos biotecnológicos industriais e ambientais.
Linhas de Pesquisa:
a) Isolamento de moléculas e desenvolvimento de bioprocessos aplicados ao meio ambiente
Tem como objetivo o desenvolvimento, a intensificação e a avaliação de processos biotecnológicos para a obtenção de novos produtos ou métodos mais eficientes para a biorremediação de compostos poluentes, através da aplicação de métodos bioquímicos, moleculares e biológicos, entre outros. Os trabalhos serão desenvolvidos teoricamente e experimentalmente com estudos em escala de laboratório e via ferramentas de simulação computacional, visando à simulação de processos ambientais, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais convencionais e avançadas para identificar condições otimizadas.
b) Microrganismos como biorreatores para produção de biomoléculas
Tem como objetivo o desenvolvimento, a avaliação e o escalonamento de novos processos microbianos biotecnológicos para a obtenção de produtos de interesse industrial, como biocombustíveis, enzimas, biossurfactantes, entre outras. Os trabalhos serão desenvolvidos teoricamente e experimentalmente com estudos em escala de laboratório e piloto via ferramentas de simulação computacional, visando à simulação de processos ambientais, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais convencionais e avançadas para identificar condições otimizadas.
2- Área de concentração: BIOTECNOLOGIA APLICADA A SAÚDE
Visa desenvolver pesquisas em isolamento e liberação de moléculas com aplicação em Saúde humana de forma segura e econômica. Envolve a bioprospecção, purificação, caracterização e avaliação de suas propriedades biológicas. Também envolve métodos mais eficazes de biodistribuição de medicamentos com base natural ou sintética. Dados experimentais e simulações computacionais visando o estudo in sílico das moléculas caracterizadas também são abordadas, para produzir inovação no desenvolvimento de novos medicamentos.
Linhas de Pesquisa
a) Biotecnologia Computacional
Tem como objeto a construção de modelos computacionais de sistemas biológicos, por meio de algoritmos e técnicas de visualização gráfica. Os modelos gerados são capazes de simular e predizer propriedades físico-químicas e biológicas antes que o experimento seja realizado. Dessa forma pode-se estimar a interação ligante-receptor para o desenvolvimento de moléculas bioativas, estudar fenômenos de superfície, realizar estudos de mutagênese dirigido empregando de modelos tridimensionais de proteínas, estudar mecanismos de catálise enzimática, dentre outros.
- Desenvolvimento de fármacos com auxílio do computador: Ancoragem Molecular, Modelagem Comparativa por Homologia, Triagem Virtual e Dinâmica Molecular.
b) Isolamento e liberação de moléculas com aplicação em Saúde humana
Eixos temáticos
-Bioprospecção, purificação e caracterização de proteínas vegetais;
- Avaliação do efeito antimicrobiano, anti-inflamatório e antitumoral de proteínas vegetais
- Funcionalização de superfície com biomoléculas para aplicação na saúde humana;
- Avaliação da atividade antiadesiva de biofilme em biomateriais;
- Desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos sintéticos e substâncias biotecnológicas destinados ao tratamento de doenças crônicas, tais como implantes, nanopartículas, micropartículas e lipossomas;
- Parasitologia aplicada a Leishmanioses
- Virologia aplicada a Dengue
REGIME DE CRÉDITOS:
PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE:
Os alunos de Mestrado deverão integralizar um total de 12 créditos para obter o título de mestre junto ao PPG em Biotecnologia. Cada crédito equivale a 15 horas de atividades planejadas no Programa. Dos 12 (doze) créditos, 7 (sete) serão em disciplinas obrigatórias e o restante em disciplinas optativas.
PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR:
Os alunos de Doutorado deverão integralizar um total de 20 créditos para obter o título de doutor junto ao PPG em Biotecnologia. Cada crédito equivale a 15 horas de atividades planejadas no Programa. Dos 20 (vinte) créditos, 7 (sete) serão em disciplinas obrigatórias e o restante em disciplinas optativas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Última atualização: 28/08/2024