Â鶹ÊÓƵ

 

 

 

   Planos de Ensino        2024/2

 


 

                     DISCIPLINAS                                     

  DOCENTES 

TPET: JOGOS NA EDUCACAO: A PECA DIDÁTICA BRECHTIANA

Davi de Oliveira

ECT/PCC: Direção: Laboratório de Prática Teatral

Carina Guimarães
GIPE: Eduacção e diversidade Karina e Gilberto (DECED)

ESTÁGIO III

Davi de Oliveira

IFSC: TÓPICOS ESPECIAIS: HISTÓRIA DO ESPETÁCULO – ILUMINAÇÃO E CENA MODERNA: HISTÓRIA E ESTÉTICA

Berilo Nosella

 IECT: Iluminação: Fundamentos Técnicos

Carina Guimarães

IPA: PRINCÍPIOS DA VOZ EM CENA: RELAÇÕES VOZ E CORPO NO ESPAÇO CÊNICO

Juliana Monteiro

TPET: O JOGO DRAMATICO FRANCES

Davi de Oliveira

PA/PCC: DANÇA: A DANÇA NO TRABALHO DO ATOR

Juliana Monteiro

FSC: Teatro e Cultura Popular

Cláudio Guilarduci

 TPET: Pedagogia do Teatro–Educação em Espaços Formais

Cláudio Guilarduci

IPA - Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço

Ana Dias

IPA  - Presença e espaço

Maria Clara

PA/PCC -  Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Gags e Vivências de Palhaço

Ana Dias

ECT/PCC: Musicalidade Cênica: A linguagem musical como elemento estruturante e expressivo nas artes da Cena

Juliana Mota

PA: Voz em cena(ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS)

Juliana Mota
GIPE: Gestão e Cotidiano Escolar
Fabiana Inácia

IFSC –  A EXTRAORDINÁRIA HISTÓRIA DO CIRCO

Cláudio Alberto

IECT - SONOPLASTIA: TÉCNICAS E FUNDAMENTOS

Cláudio Alberto
Cleber Braga

 

 

 


 

   Planos de Ensino        2024/1

 

 

                     DISCIPLINAS                                     

  DOCENTES 
IPA – Jogos Teatrais: modalidades de jogos Ana Dias
IPA: Princı́pios da voz em cena Juliana Mota
 Klesley Brandão
IPA: Princı́pios da Expressão Corporal Juliana Monteiro
IPA - Fundamentos da interpretação teatral – Propostas contemporâneas de intervenção performativa Cleber Braga
IPA – Dramaturgias do corpo-quebrada Adilson Siqueira
IPA - Fundamentos da Interpretaçã o Teatral: Leitura Dramática Davi de Oliveira
IECT - Direçã o teatral: composição no espaço e criação em site specific Cleber Braga
IECT – Estudos da Dramaturgia: Ler e assistir Teatro Maria Clara
IECT: Direçã o Teatral – uma cena para crianças Davi de Oliveira
IFSC: Estética Alberto Tibaji
IFSC: Introduçã o à história do Teatro Claudia Braga
IFSC – Histórias de um sonho chamado Teatro Oficina Cláudio Alberto
IFSC- Teatro e Cultura: Agitprop Cultura Polı́tica Carina Guimarães
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: as contribuições de Artaud para o trabalho atorial Cláudio Alberto
PA/PCC: A escrita (auto)biográfica e a cena teatral Alberto Tibaji
PA/PCC: Do texto à cena: tradiçã o e rupturas Frederico Bustamante
ECT/PCC – Iluminação: História e Prática da Iluminação Cênica no Brasil Berilo Nosella
ECT/PCC– Laborató rio de estudos e práticas fotocênicas Maria Clara
FSC – Teorias e práticas regenerativas em Artes Cênicas Adilson Siqueira
FSC – Metodologia de Pesquisa em Artes: o trabalho acadêmico e as artes cênicas: história, teoria e prática Berilo Nosella
FSC: A tradição medieval no teatro de Ariano Suassuna Claudia Braga
FSC – Teatro e Cultura: inter-relações entre o teatro, a literatura e o cinema Frederico Bustamante
GIPE: Políticas Educacionais no Brasil: a profissionalização do Docente em Artes Cláudio Guilarduci
GIPE: LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais Telma (DELAC)
TPET: Educação teatral: atuação, cooperação e o campo socioemocional André Magela
TPET: Arte-Educação: Formação de professores em Artes: Memória e Narrativa Cláudio Guilarduci
TPET – Jogos na Educaçã o: o jogo vira cena André Magela
Estágio I Cláudio Guilarduci
Estágio II André Magela



 

 

 


 

   Planos de Ensino        2023/2 

 

 

                     DISCIPLINAS                                     

  DOCENTES 
IPA: Jogos teatrais: a escuta em foco Prof. André
IPA: Introdução às ações físicas na perspectiva stanislavskiana Prof. Fred
IPA: Princípios da Voz em Cena: CANTO EM CENA Profa. Juliana Mota
PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: a escrita (auto)biográfica e a cena teatral Profa. Flaviane
IPA: Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço Profa. Ana
PA/PCC: Artes circenses Prof. Cláudio Alberto
PA/PCC: O cinema e o signo corpo na tessitura do fazer teatral Prof. Fred
ECT: Iniciação à direção teatral Profa. Maria Clara
ECT/PCC: Estudos de dramaturgia: palavra e silêncio em cena Prof. Alberto
IECT: Direção teatral: composição no espaço e criação site specific Profa. Flaviane
IPA: Princípios de Expressão Corporal: do movimento expressivo à cena espetacular Prof. Adilson
PA/PCC: Teoria e método de atuação: Teatro-Dança Profa. Juliana Monteiro
PA/PCC - TMAC: O diálogo Oriente Ocidente no Trabalho do Ator Profa. Juliana Monteiro
FSC: Xamanismo e ritual nas culturas ameríndias Prof. Cláudio Alberto
TPET: Pedagogia do teatro: educação em espaços formais Prof. André
ECT/PCC: Estudos do espectador: O espectadorjogador e o teatro-jogo Profa. Ana
IFSC: Introdução à dramaturgia Profa. Claudia
IFSC: História do espetáculo - Teatro dos séculos XVII ao XIX Profa. Claudia
GIPE: Educação e Diversidade Prof. Wanderley
GIPE: Políticas Educacionais no Brasil Prof. Cláudio Guilarduci
TPET: Psicologia da Educação Prof. Celso
FSC: História do espetáculo: Teatro e diversidade de gênero e sexual Prof. Alberto
GIPE: Gestão e Cotidiano Escolar Profa. Karina
PA/PCC: Teoria e Métodos da Atuação Cênica: Diálogos entre arte e psicanálise Profa. Juliana Mota
IECT: produção cultural e teatral: articulações do fazer artístico na atualidade Profa. Regilan
IFSC: Teatro e Cultura Profa. Regilan
ECT/PCC: Laboratório de Montagem Profa. Regilan
ECT/PCC: Performance e intervenção urbana Profa. Flaviane
TPET: Pedagogia do teatro - educação em espaços não formais Prof. Davi
TPET: O JOGO DRAMÁTICO INFANTIL Prof. Davi
Estágio III prof. André
Estágio IV Prof. Davi

 

 

 

   Planos de Ensino        2023/1 

 

 

 
DISCIPLINAS  PROFESSPORES  PERÌODO
   IPA: PRINCÍPIOS DA VOZ EM CENA     Profa.  Juliana Mota  INGRESSANTES
IPA: IMPROVISAÇÃO Prof. André INGRESSANTES
IFSC: HISTORIA DA ARTE - REPRESENTACOES IMAGETICAS DO PENSAMENTO Profa. Claudia INGRESSANTES
      IFSC:HISTORIA DO ESPETACULO: DOS PRIMORDIOS A ANTIGUIDADE CLASSICA      Prof. Cláudio Alberto   INGRESSANTES 
IECT: INTRODUÇÃOÀLEITURADRAMATIZADA: DOTEXTOÀCENA

Prof.Frederico

INGRESSANTES

 

 

DISCIPLINAS
 PROFESSPORES 
PA/PCC: PETER BROOK, O VAZIO E A REPRESENTACAO TEATRAL Prof. Frederico
PA/PCC: VOZ EM CENA  Profa. Juliana Mota
PA/PCC: TEORIAS E MÉTODOS DE ATUAÇÃO CÊNICA: VIEWPOINTS Profa. Juliana Monteiro
PA/PCC:A DANCA NO TRABALHO DO ATOR Profa. Tatiana
ECT/PCC:DIREÇÃO TEATRAL: CIRCO E RITUAL Prof. Cláudio Alberto
ECT/PCC: LABORATÓRIO DE MONTAGEM : OS DESAFIOS DE UMA ENCENAÇÃO Profa. Maria Clara
ECT/PCC: PERFORMANCE E INTERVENÇÃO URBANA Profa. Tatiana
ECT/PCC: CRIACAO TEATRAL: ACAO FISICA E MUSICA INSTRUMENTAL Prof. Davi
IPA:PRINCIPIOS DA EXPRESSAO CORPORAL: DANCA PESSOAL E COMPOSICAO DE FIGURAS Profa. Tatiana
IPA:FUNDAMENTOS DA INTERPRETACAO TEATRAL: DIALOGOS SOBRE A PRATICA Prof. Adilson
IFSC:HISTORIA DO ESPETACULO: TEATRO COMICO POPULAR Prof. Alberto
IFSC:TEATRO BRASILEIRO - DO SECULO XVI AO XIX Profa. Claudia
FSC: HISTORIA DO ESPETACULO: TEATRO DE NELSON RODRIGUES Prof. Alberto
FSC: TOPICOS ESPECIAIS: PERFORMANCE, CONTRA-HEGEMONIA E DECOLONIDADE Prof. Adilson
TPET: LIBRAS Profa. Telma
TPET:TEATRO E ENSINO: O PROCESSO EDUCATIVO EM CONTEXTOS DE EDUCACAO NAO FORMAL Prof. André
TPET: VIOLA SPOLIN: O ENSINO DE TEATRO POR MEIO DO JOGO Prof. Davi
TPET:JOGOSNAEDUCACAO: APECADIDATICABRECHTIANA Prof. Davi
ESTAGIO I  
 
 

 

 

   Planos de Ensino        2022/02 

Disciplinas
IECT - Direção Teatral
FSC - Teatro e Cultura Popular
ECT-PCC - Estudos da dramaturgia

ECT-PCC - Prática de Montagem - O Rinoceronte

GIPE - Gestão e Cotidiano Escolar 2022-2 - Teatro
IFSC - A comédia e a política
IFSC - Estetica
IECT - Sonoplastia
IPA - Expressão Corporal
IFSC - História da Iluminação Ocidental 2022
PA - Contribuições do Circo
PA - Escuta, voz e palavra
IPA - Stanislavski e a contemporaneidade
IPA - Propostas contemporâneas de intervenção
PA-PCC - De cor
PA-PCC - Teatro imersivo-participativo 2-2022
TPET - Percepções teatrais no ambiente escolar
Estágio IV
ECT-PCC - Direção - Laboratório de Prática Teatral
TPET - Drama de origem inglesa
IECT- Iluminação - Teatro e Imagem
IPA - Leitura dramatica
TPET -Jogo dramático francês
PA - A escrita (auto)biografica e a cena teatral
IPA - Princípios da voz em cena
GIPE - Educação e diversidade

 


 

 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 


                                                                                                                                                                                                                               AtividadeRemota segundo período letivo 2021   

   Planos de Ensino               

Disciplina Professor
Davi
Alberto
Maria Clara e André Magela
TPET (co-requisito de estágio IV): Arte-Educação: Formação de professores em artes: memória e narrativa Cláudio Guilarduci 
IPA: Fundamentos da representação Teatral: Introdução às ações físicas na perspectiva stanislavskiana Frederico Bustamante
IPA: Preparação Corporal Cláudio Alberto 
ESTÁGIO de Licenciatura III André Magela 
ECT/PCC: Criação teatral: ação física e música instrumental Davi 
GIPE: GESTÃO E COTIDIANO ESCOLAR: A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci 
IFSC: Teatro brasileiro: sécs. XVI a XIX Claudia Braga
ECT/PCC: Iluminação Cênica – História e Prática da Iluminação Cênica no Brasil Berilo
TPET: Teatro e jogo: a peça didática brechtiana Davi
FSC – História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues Alberto 
IFSC: A extraordinária História do Circo Cláudio Alberto 
PA: Teatro e Música: diálogos possíveis Juliana Mota 
PA: A cena e os sonhos: uma proposta de experimentação Juliana Mota
ESTÁGIO de Licenciatura IV Cláudio Guilarduci
PA/PCC: Improvisação: práticas de Impro e contação de histórias no espaço virtual Ana Dias 
IECT: Do texto à cena: a criação em tempos de pandemia a partir da peça Interior, de Maurice Maeterlinck Frederico Bustamante
IECT: Direção teatral: texto e cena  Carina 
TPET: Educação teatral e questões da contemporaneidade André Magela 
FSC: Ariano Suassuna: Tradição medieval no nordeste brasileiro Claudia Braga
ECT/PCC: Estudos do espectador: Teatro e participação Ana Dias

 


 

  Atividade Remota Emergencial 2021/1 (15/05/2021 até 20/08/2021)   

   Planos de Ensino               

Disciplina Professor
Estágio I Davi
Estágio II Davi
IECT - Desenho de luz para cena Berilo
 ECT - Produção cultural Claudia Braga
ECT PA PCC - Videoconferências Ju Monteiro
ECT-PCC - Beckettiando Maria Clara
ECT-PCC-FSC - Musicalidade cênica Ana Dias
 FSC - Teatro indígena Cláudio Alberto
FSC - Teorias do Teatro Claudia Braga
GIPE - Gestão e Cotidiano Escolar Judilma
GIPE - Políticas Educacionais... Guila
 IECT - Introdução à dramaturgia Carina
 IFSC - Capítulos de história da iluminação Berilo
IFSC - Dos primórdios...  Cláudio Alberto
 IFSC - Estética Alberto
IFSC - Leitura escrita Maria Clara
IFSC -Teatro e Cultura Carina
IPA - Jogos teatrais virtuais no isolamento Ana Dias 
IPA - Princípios da expressão Ju Monteiro
 IPA - Princípios da voz em cena Ju Mota
 IPA-IECT - Stanislavski e a contemporaneidade Fred
IPA-IECT-PCC - Leitura Dramática Davi
IPA-PA - Escrita autobiográfica... Ju Mota
PA - O cinema e o signo corpo  Fred
TPET - Filosofia da Educação Paulo Andrade
TPET - O ensino remoto na Rede Básica... Guila
 TPET - Percepções teatrais André Magela
TPET - Psicologia da Educação Larissa
TPET - Viola Spolin  Davi

 


 

 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 


 

 

  Ensino Remoto Emergencial 2020/ Planos de Ensino               

   

Sigla Disciplina          Professor      
     IFSC ou FSC         Questões de Estética     Alberto
FSC Alberto
PA, PCC, TPET ou ECT
Adilson e  Ana
PA ou ECT ou PCC
 Ana
IPA, PA e PCC
André
TPET ou PCC André
ECT ou PCC Berilo
IECT ou ECT ou PCC
Carina
IFSC, FSC ou TPET
Carina
IFSC ou FSC Claudia
FSC Claudia
FSC
Cláudio Alberto
GIPE
Cláudio Guiladuci
Estágio I, II, III ou IV (somente um dos quatro)
Davi
IFSC ou FSC Davi
IPA, PA ou PCC
Davi e Fred
IPA, PA, IECT, ECT ou PCC
 Fred
IPA, PA ou PCC
Diálogos sobre atuação
Juliana Monteiro
IECT, ECT ou PCC
Juliana Monteiro e Maria Cordélia
IECT, ECT ou PCC
Maria Clara
IPA, PA ou PCC
Maria Clara
IPA, PA ou PCC
Maria Cordélia

 


 

 

Planos de Ensino 2020/01                                                

 

 

 IPAs

Disciplinas C.H. Professores
Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço
72h

 Ana Dias
Princípios da voz em cena: A escola do Desvendar da Voz

72h

Maria Cordélia
Introdução às ações físicas na perspectiva stanislavskiana 72h
 Frederico Bustamante
Improvisação cênica: o corpo e a voz na cena teatral

72h

Maria Cordélia
Improvisação cênica

72h

André Magela

 

IFSCs

Disciplinas

C.H.

Professores

Estética

72h Alberto Tibaji

História da arte

72h Guilarduci

Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX

72h Claudia Braga

Leitura e escrita acadêmica

72h Davi

Teatro e Cinema – Interseções, trocas e aproximações da 7a Arte com as Artes Cênicas

72h Bárbara


 

 

   

IECTs

Disciplinas

C.H.

Professores

Mercado de trabalho e produção artística

72h Bárbara

Direção Teatral – Cena Dialética

72h Carina
72h Regilan

 

PAs/PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Cena Híbrida e representação não interpretativa

72h Adilson

A dança no trabalho do ator

72h Juliana Monteiro

TMAC – O oriente e o ocidente no trabalho do ator

72h Juliana Monteiro

Peter Brook, o vazio e a representação teatral

72h Frederico Bustamante

TMAC – Gags e vivência de palhaço

72h Ana Dias

 

 

ECTs/PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Iluminação – desenho de luz para cena: criação, projeto e execução

72h Berilo 

Laboratório de Montagem – Teatro e Política

72h Carina

A construção do espaço a partir da maquete: fragmentos poéticos e dramatúrgicos

72h Regilan

Indumentária: O figurino que atores e atrizes fabricam

72h Regilan

 

PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores
 
 
          
72h André Magela

 

 

FSCs:

  

Disciplinas

C.H.

Professores

 Teatro Brasileiro: Teatro épico

72h Claudia Braga

     A herança das vanguardas no Teatro Contemporâneo            

72h Bárbara

História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues

72h Alberto 

 

 

TPETs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Filosofia da Educação

72h
Paulo Roberto Andrade
 

O jogo dramático francês

72h Davi

Teatro e Ensino: processos educativos em contextos de Educação Formal

72h Davi

Arte (Teatro) e as Políticas Educacionais

72h Guilarduci

 

 

GIPEs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Educação e Diversidade

72h  
Políticas Educacionais no Brasil 72h Tatiana

 

 

 

 



 

 

Planos de Ensino 2019/02

    DISCIPLINAS               C.H.              PROFESSOR     

IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETACAO TEATRAL: DIALOGOS SOBRE A PRATICA

72 H

ADILSON

IPA: IMPROVISACAO: INICIACAO AO JOGO DO PALHACO

72 H ANA DIAS

IPA: FUNDAMENTOS DA MUSICALIDADE CENICA

72 H  

IPA: PRINCIPIOS DA VOZ EM CENA: RELACOES VOZ E CORPO NO ESPACO CENICO

72 H  

IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTARIA

72 H   
IECT: DIRECAO TEATRAL: COMPOSICOES BIOGRAFICAS E AUTOBIOGRAFICAS

72 H

 

IECT: DIRECAO TEATRAL: TEXTO E CENA

72 H  CARINA

IECT: ILUMINACAO: FUNDAMENTOS TECNICOS

72 H CARINA E BERILO

IFSC: ETICA

72 H  ROGÉRIO PICOLI

IFSC: HISTORIA DA ARTE

72 H  

IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: A COMMEDIA DELL'ARTE

72 H  
 IFSC: TEATRO E CULTURA 72 h

GUILA

IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: TEATRO COMICO POPULAR

72 H TIBAJI

ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM TEATRAL: TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL

72 H FRED
ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM: ELEMENTOS VISUAIS 72 h

 

ECT/PCC: TEATRO DE RUA 72 h

 

PA/PCC: MUSICALIDADE E RITMO CENICO

72 H ANA DIAS

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: DRAMATURGIA CORPORAL

72 H JULIANA MONTEIRO

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: O CINEMA E O SIGNO CORPO NA TESSITURA DO FAZER TEATRAL

72 H FRED

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: VIEWPOINTS

72 H JULIANA MONTEIRO
TPET: ARTE-EDUCACAO: FORMACAO DE PROFESSORES EM ARTES  72 h

GUILA

TPET: EDUCACAO E RELACOES ETNICO-RACIAIS  72 h

INGRID SILVA

TPET: JOGOS NA EDUCACAO: O DRAMA DE ORIGEM INGLESA  72 h

DAVI

TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCACAO EM ESPACOS FORMAIS 72 h

MAGELA

TPET: PSICOLOGIA DA EDUCACAO 72 h

LARISSA MEDEIROS

TPET: TEATRO E ENSINO: O PROCESSO EDUCATIVO EM CONTEXTOS DE EDUCACAO  72 h

DAVI

GIPE: POLITICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL 72 h

 

GIPE: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 72 h

TELMA

GIPE: GESTAO E COTIDIANO ESCOLAR 72 h

TATIANA PINHEIRO 

GIPE: EDUCACAO E DIVERSIDADE 72 h

 

FSC: TOPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR  72 h

 

FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DIAS GOMES  72 h

CLAUDIA

FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DO MELODRAMA A TELENOVELA  72 h

CLAUDIA

 


 

Planos de Ensino 2019/01

DISCIPLINAS CH Professor
ECT/PCC-ESTUDOS DE DRAMATURGIA: FUNDAMENTOS , CRISES E DEVIRES  DA FORMA DRAMÁTICA   72 H MARIA CLARA
ECT/PCC- LABORATÓRIO  DE ESCRITA CÊNICA: DRAMATURGIA EM  PROCESSO: CULTURA E POLÍTICA BRASILEIRA    72 H CARINA
ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: LEITURA DRAMÁTICA    72 H DAVI
ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: MÚSICA E CENA    72 H JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI
FSC - TEATRO BRASILEIRO: SÉCULO XX    72 H CLAUDIA BRAGA
FSC- TÓPICOS ESPECIAIS : HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: O TEATRO DE TADEUSZ  KANTOR   36 H ALBERTO TIBAJI
IECT- DIREÇÃO TEATRAL: PARADIGMAS CONCEITUAIS, TÉCNICOS E ESTÉTICOS 72 H CARLOS FREDERICO
IECT- DIREÇÃO TEATRAL: A ENCENAÇÃO MODERNA 72 H BERILO
IECT-  SONOPLASTIA: A COMPOSIÇÃO E A COMUNICAÇÃO DAS SONORIDADES NOS ESPETÁCULOS CÊNICOS 72 H MORGANA
IFSC- ESTÉTICA 72 H ALBERTO TIBAJI
 IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: DOS PRIMORDIOS A ANTIGUIDADE CLÁSSICA 72 H CLAUDIO ALBERTO
IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO DOS SÉCULOS XVII AO XIX 72 H CLAUDIA BRAGA
IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO RUSSO DE VANGUARDA: STANISLAVSKI E MEYERHOLD   72 H MORGANA
IPA- FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO  TEATRAL: STANISLAVSKI E A CONTEMPORANEIDADE 72 H CARLOS FREDERICO
IPA- JOGOS TEATRAIS: MODALIDADES DE JOGOS 72 H ANA DIAS
IPA- PRINCÍPIOS DE  EXPRESSÃO CORPORAL: DO MOVIMENTO EXPRESSIVO A CENA ESPETACULAR 72 H JULIANA MONTEIRO
IPA- PRINCÍPIOS DA EXPRESSÃO CORPORAL: PRESENÇA E ESPAÇO 72 H MARIA CLARA
IPA: VOZ EM CENA: CANTOS TRADICIONAIS E A CENA TEATRAL 36 H JULIANA MOTA
PA/ PCC- MUSICALIDADE E RITMO CÊNICO: A MUSICALIDADE DO CORPO CÊNICO E A BIOMECÂNICA TEATRAL 72 H MORGANA
PA/ PCC- TEORIAS  E  MÉTODOS DA ATUAÇÃO CÊNICA: TEATRO IMERSIVO E PARTICIPATIVO 72 H ADILSON SIQUEIRA
PA/ PCC- TEORIAS  E  MÉTODOS DE ATUAÇÃO CÊNICA: O ATOR, O INSTRUMENTO E A CENA 36 H JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI
FSC/TPET-  DIÁLOGOS  ENTRE  ARTE  E  SOCIEDADE 72 H MORGANA, BERILO,GUILA

FSC/ TPET: ARTE -EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: ILUMINAÇÃO E CENA MODERNA: HISTÓRIA E ESTÉTICA

72 H BERILO
TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM  ESPAÇOS NÃO FORMAIS 72 H DAVI
TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: PEÇA DIDTICA BRECHTIANA 72 H DAVI
TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS  FORMAIS 72 H CLAUIDIO GUILARDUCI
 
TPET: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 72 H

VICTOR NEIVA

PA/PCC: DANÇA: DANÇA  NO TRABALHO DO ATOR                                                                                  72H    JULIANA MONTEIRO
     

 


 

Planos de Ensino 2018/02

Disciplinas Professores
IECT- iluminação: fundamentos técnicos - (72h) Berilo
IECT- Direção teatral:Encenação moderna e exercícios de escrituras poéticas (72h) Nadiana
IECT- Cenografia e indrumentária: elementos visuais (72h) Maria Clara    
IFSC- Ética (72h) Rogério Picolli
IFSC- História do espetáculo: o ator no século de ouro espanhol e no renascimento (72h) Cláudio Alberto
IFSC- Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX (72h) Claudia Braga
IFSC- Metodologia: a escrita e a leitura acadêmicas (36h) Maria Clara
IPA- Princípios da voz em cena: a voz e a criação do personagem (72h) Juliana Mota
IPA- Principios da voz em cena: o corpo e a voz na cena teatral (72h) Juliana Monteiro
IPA- Improvisação cênica: Narrativas do corpo como composição da ação (72h) Morgana Martins
IPA- Fund. da interpretação teatral: Ator artesão: do treinamento energético as ações físicas (72h) Nadiana
ECT/PCC- Laboratório de montagem: Teatro de revista (144h) Ana Dias/ Juliana Monteiro
ECT/PCC- Teatro de rua: teatro e poítica (72h) Carina
ECT/PCC- Laboratório de escrita cênica: o texto narrativo no palco (72h) Morgana Martins
FSC- História do espetáculo: teatro e diversidade sexual (72h) Alberto Tibaji
FSC- História do espetáculo: Nelson Rodrigues (72h) Alberto Tibaji
FSC- Crítica teatral (72h) Claudia Braga
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: cena hibrida e representação não-interpretativa (72h) Adilson
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: as técnicas de Meyerhold e o teatro de rua (72h) Cláudio Alberto
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: Mimeses corpórea (72h) Nadiana
PA/PCC- Dança: corpo conciente e educação (72h) Mônica Todaro
TPET/FSC- Libras (72h) Ana Carolina
TPET- Jogos na educação: do jogo dramático ao jogo teatral (72h) Davi Dolpi
TPET- Filosofia da educação (72h) Paulo
TPET- Políticas públicas em educação e cultura (72h) Morgana Martins
TPET- Arte-educação: o ensino da cultura Afro-Brasileira (72h) Carina
EST- TEE: estágio em espaço formal: memória e narrativas (108h) Cláudio Guilarduci
EST- TEE: espaços não formais de educação: teatro-educação (108h) Davi dolpi

 


 

Planos de Ensino 2018/01

Disciplinas

Professores

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: a escrita (auto) biográfica e a cena teatral

JULIANA MOTA

IECT- Direção teatral: produção cultural

JULIANA MOTA

TPET- arte-educação:o ensino das artes no cenário mineiro

MARCELO

TEE- Estágio em espaço formal: A Educação Teatral como experiência estética, política e pedagógica.

MARCELO

IPA- Jogos teatrais : princípios e práticas. 36h

ANA DIAS

PA- teorias e métodos de atuação cênica: gags e vivências de palhaço

 ANA DIAS

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: O diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator

 JULIANA MONTEIRO

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: Viewpoints

JULIANA MONTEIRO

IPA- Princípios da expressão corporal

ADILSON

ECT- Laboratório de escrita cênica: análise do espetáculo

 ADILSON

IPA- improvisação cênica: imagem e imaginação no trabalho do ator

NADIANA

ECT- Laboratório de montagem teatral: E.L.A.- Dramaturgas brasileiras e um olhar para a receptividade da Cena.

NADIANA

IPA- fundamentos de interpretação teatral: o texto e a cena

PAULO MAFFEI

IECT- Direção teatral: composição no espaço e criação em site Specific

PAULO MAFFEI

IFSC- História do espetáculo:A PERFORMANCE COMO LINGUAGEM E A DIMENSÃO PLÁSTICA DA CENA

PAULO MAFFEI

IECT- Iluminação teatro e imagem

PAULO MAFFEI / CARINA

IFSC- Estética (1º período)

TIBAJI

IFSC- Hist. Espetáculo: teatro cômico Popular

TIBAJI

FSC- Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna

CLAUDIA BRAGA

FSC- Teatro Brasileiro: teatro épico

CLAUDIA BRAGA

IFSC- Hist. da arte: imagem e memória

GUILARDUCI

TPET- Jogos na educação: infância, jogos e brincadeiras

GUILARDUCI

IECT- Introdução a dramaturgia: concepções e práticas

MARIA CLARA

TEE-  Estágio em espaços não formais

MAGELA

IPA- Fundamentos da interpretação teatral: a contribuição do treinamento circense para a formação do ator

CLÁUDIO ALBERTO

IFSC- Hist. Do espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica (1° Período)

CLÁUDIO ALBERTO

TPET- Didática

ROSANGELA

TPET- Psicologia da educação

LARISSA

TPET/FSC- Libras

CLEUZILAINE

 


 

Planos de Ensino 2017/02

PA/PCC: Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal
IPA - Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço
PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico
FSC – Teatro Brasileiro: Teatro Brasileiro - séc XX
IFSC – Hist. do Espetaculo – Teatro dos sécs. XVII a XIX
IFSC-História do Espetáculo: teatros medieval, renascentista e barroco
IECT- Tópicos Especiais em sonoplastia:  aspectos Complementares

EST: Estágio em Espaço Formal: narrativas de formação

IPA: Princípios da Expressão Corporal: Dança Pessoal e Composição de Figuras

PA/PCC: Teoria e método de atuação: Teatro-Dança

IPA: Princípios da Voz em Cena
PA/PCC – Voz em Cena
ECT/PCC: Laboratório de montagem: Plínio Marcos
TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: DO JOGO DRAMÁTICO AO JOGO TEATRAL
IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA
ECT: ESTUDOS DE DRAMATURGIA: História e política em cena no Brasil
IFSC: TEATRO E CULTURA
IECT: DIREÇÃO TEATRAL
IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEATRAL
FSC: TÓPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR
PCC/ECT: Laboratório de Montagem Teatral: teatro e diversidade sexual
PA/PCC – Diante do drama: o ator e suas mascaras
 

 


 

Planos de Ensino 2016/02

 

IPA: Improvisação cênica
IPA: FIT - O ator e a personagem
IPA: PEC - Presença e espaço
IPA: FMC - Musicalização
IPA: FIT - Introdução às ações físicas
PA/PCC: TMAC - A reação no trabalho do ator
PA/PCC: Voz em Cena - Teatro musical
PA/PCC: TMAC - As técnicas de Meyerhold e o Teatro de rua
PA/PCC: TMAC - Cena híbrida e representação não - interpretativa
IECT: DT - A encenação moderna
IECT: I - Teatro e imagem
IECT: DT - Circo e antropologia teatral
ECT: TR -  Teatro e política
ECT: LMT - A cena dialética de Bertolt Brecht
ECT: LMT - Nelson Rodrigues
IFSC: HE: Teatro medieval, renascentista e barroco
IFSC: Teatro e cultura
IFSC: M - A escrita e a leitura dinâmica
FSC: TETB - Ariano Suassuna
FSC: TETB - Dias Gomes
FSC: HE - Teatro de Nelson Rodrigues
TPET: Políticas públicas em Educação e Cultura
TPET: Filosofia da Educação
TPET: PT - Percepções teatrais no ambiente escolar
TPET: AE - Educação e mídia
EST: TEE: Espaço não formal / Teatro - Educação
EST: TEE: Espaço formal / Educação das sensibilidades

 


 

Planos de Ensino 2016/ 01

 

IPA -  Princípios de Expressão Corporal: Do Movimento Expressivo e da Cena Espetacular
IPA - Jogos Teatrais
IPA - Jogos Teatrais: Teoria e Prática
PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: O Diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator
PA/PCC -  Dança: A Dança no Trabalho do Ator
PA/PCC - Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal
PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: Contribuições do Circo para o Treinamento do Ator
PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico
IECT - Sonoplastia: Técnicas e Fundamentos
IECT - Direção Teatral: Texto e Cena
IECT/CI - Cenografia como Dramaturgia do Espaço: Teorias e Práticas Modernas e Contemporânea
IECT - Introdução à Dramaturgia
ECT/PCC - Laboratório de Escrita Cênica: O Texto Narrativo no Palco
ECT/PCC -O Teatro e a Cidade: História do Edifício Teatral e do Espaço Cênico
IFSC - Teatro dos Séculos XVII ao XIX
IFSC - História da Arte: Tópicos acerca da Arte Moderna
IFSC - História do Espetáculo: Dos Primórdios à Antiguidade Clássica
IFSC - Estética
FSC - Teatro Brasileiro: Teatro Épico
FSC - Teatro Brasileiro: Teatro e Estado
FSC - Crítica Teatral
FSC/TPET - Libras
TPET - Arte - Educação: O Ensino da Cultura Afro - Brasileira e o Teatro
TPET: Sociologia da educação
EST/TEE: Espaços Formais de Educação
EST/TEE: Espaços não Formais de Educação
IPA: Princípios da Voz em Cena

 


 

Planos de Aula do 1º semestre de 2009:

 

IFSC: Estética

IFSC:História do Espetáculo

IPA:  Jogos Teatrais

IPA: Princípios de Expressão Corporal

IFSC: Introdução à Dramaturgia

 


 

Planos de curso do 2º semestre de 2013

IPA: Fund. interpretação teatral: Diálogos sobre a prática.

PA/PCC: Voz em cena: A respiração, a voz e o texto.

PA/PCC: Voz em cena: Canto e Cultura.

 PA/PCC: Dança: Improvisação e organização de movimento para a cena

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: o cinema e o signo corpo na tessitura do fazer teatral.

 PA/PCC: Musicalidade e ritmo cênico: Práticas para o teatro musical

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação:  Cena híbrida e representação não-interpretativa.

IECT: Sonoplastia: técnicas e fundamentos

FSC: História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues

IPA: Princípios da expressão corporal: dança pessoal e composição de figuras

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: processos coletivos de encenação.

IFSC: História do espetáculo: teatros medieval, barroco e renascentista.

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Direção: da concepção à encenação.

IFSC: Teatro brasileiro:do século XVI ao XIX.

IECT: Direção teatral: texto e cena.

TPET: Arte-educação: A performing art como um dos eixos norteadores do ensino teatral contemporâneo.

IFSC: História do espetáculo:Teatro cômico popular.

IFSC: Ética.

TPET: Pedagogia do teatro: Educação em espaços formais : inteligências teatrais no ambiente escolar.

EST: TEE:espaços formais de educação: a arte e o lúdico

FSC: Do melodrama à telenovela: estratégias da dramaturgia popular.

EST: Tópicos em Estágio: Espaços não-formais de educação.

TPET: Arte educação: Educação e mídia.

TPET: Jogos na educação: Infância, jogos e brincadeiras.

TPET: Psicologia da educação.

 


 

Planos de curso do 1º semestre de 2014

ECT/PCC - Direção: Laboratório de Prática Teatral

ECT/PCC - Laboratório de Montagem Teatral: um olhar para a plasticidade da cena

FSC - História do Teatro brasileiro: Século XX a contemporaneidade

FSC - Teatro e Cultura popular

IECT - Direção Teatral: Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos

IECT - Introducao a dramaturgia

IFSC - História do Espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica

IFSC - Historia do espetaculo Teatro dos seculos XVII a XIX

IFSC - Teatro e cultura

IPA - Fundamentos da Interpretação Teatral: Stanislavski e a Contemporaneidade

IPA - Jogos teatrais: Modalidades de jogos

IPA - Princípios da Expressão Corporal: do movimento expressivo à cena espetacular

PA/PCC - Teorias e métodos de Atuacao cênica: Dramaturgia Corporal

PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Grotowski

PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Teatro dança

PA-PCC - Teorias e metodos de atuacao cenica - As pecas didaticas e a dialetica de Bertolt Brecht

TPET - Arte-Educação: Educação no Corpo

TPET - Sociologia da Educação

TPET- Jogos na Educação: o jogo vira cena

TPET - Pedagogia do teatro - Educacao em espacos formais

EST - TEE - Espacos nao formais de educacao - Teatro-Educacao

EST - TEE - Espacos formais de educacao - Ensino Fundamental

 


 

Planos de curso do 2º semestre de 2014

IPA: Pricípios da Expressão Corporal: As ações físicas, sonoras e frases de movimento na cena

IPA: Improvisação cênica: Natureza e fundamentos

IPA: Fundamentos da interpretação Teatral: Os personagens de Plínio Marcos

IPA: Improvisação cênica

IPA: Princípios da voz em cena: O corpo e a voz na cena teatral

IFSC: História do espetáculo: teatro Medieval, Renacentista e Barroco

IFSC: História da Arte: Fundamentos e conceitos da arte Ocidental

IFSC: Ética

IECT: Iluminação: O Ator e a luz

IECT: Cenografia e indumentária: Elementos visuais

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Identificação e distanciamento

PA/PCC: Dança: A dança no trabalho do ator

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Peter Brook, o vazio e a representação teatral

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: O teatro de dança

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: A escrita autobiográfica e a cena teatral

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Peter Brook, física moderna e a encenação contemporânea

ECT/PCC: Cenografia e indumentária: Criação e confecção de máscaras

FSC: Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna

FSC: Teatro Brasileiro: Teatro épico

TPET: Arte educação: Formação de professores em Artes: Memória e narrativa

TPET: Arte educação: O ensino de artes no cenário Mineiro

TPET: Psicologia da Educação

TPET: Políticas Públicas em Educação e Cultura

EST: Estágio em espaço formal: Memória e Narrativa

EST: Estágio em espaço não formal: Iniciativas em Educação

 

 

 

 

 


 

 

 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 

 


 

 

 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 

 

 


 

 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 


 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 


 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 


 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 


 

  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Estágio de Licenciatura: Planejando, executando e avaliando o ensino de Teatro durante a pandemia Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Princípios da Voz em Cena: Parâmetros musicais, aparelho fonador e experimentações vocais Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 


 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 


 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 


 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 

   Planos de Ensino        2022/01  

Disciplina
 ECT - Cenografia & Fotografia
 ECT - Estudos de dramaturgia história e política em cena no Brasil
 ECT-PCC - Dramaturgia interativa e jogos

ESTÁGIO I - Observação O trabalho docente na rede básica de educação

IECT - Introdução à escrita teatral
Estágio II
FSC - História do Espetáculo - TEATRO E DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL
FSC - Teatro Brasileiro - Épico
 GIPE - Libras - Teatro
IECT - Iluminação fundamentos técnicos, estéticos e históricos
IFSC - História do Espetáculo - PRIMÓRDIOS
 IFSC - Leitura e escrita
 IFSC - Teatro e Cultura - AGITPROP Cultura Política
IPA - Dramaturgias do Corpo-Quebrada
 IPA - Improvisação
 IPA - Presença e Espaço
 IPA - Princípios da voz em cena
 PA-PCC - A musicalidade no corpo do ator
 PA-PCC - Do texto à cena - Tradição e Rupturas
 PA-PCC - Performance Art em Espaços abertos
TPET - Arte Educação o trabalho docente e as artes
TPET - Arte-Educação – CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E O TEATRO
 TPET - O jogo vira cena
TPET - Psicologia da Educação
TPET - Teatro e ensino
 

 

 

   Planos de Ensino        2022/02 

Disciplinas
IECT - Direção Teatral
FSC - Teatro e Cultura Popular
ECT-PCC - Estudos da dramaturgia

ECT-PCC - Prática de Montagem - O Rinoceronte

GIPE - Gestão e Cotidiano Escolar 2022-2 - Teatro
IFSC - A comédia e a política
IFSC - Estetica
IECT - Sonoplastia
IPA - Expressão Corporal
IFSC - História da Iluminação Ocidental 2022
PA - Contribuições do Circo
PA - Escuta, voz e palavra
IPA - Stanislavski e a contemporaneidade
IPA - Propostas contemporâneas de intervenção
PA-PCC - De cor
PA-PCC - Teatro imersivo-participativo 2-2022
TPET - Percepções teatrais no ambiente escolar
Estágio IV
ECT-PCC - Direção - Laboratório de Prática Teatral
TPET - Drama de origem inglesa
IECT- Iluminação - Teatro e Imagem
IPA - Leitura dramatica
TPET -Jogo dramático francês
PA - A escrita (auto)biografica e a cena teatral
IPA - Princípios da voz em cena
GIPE - Educação e diversidade

 

 

   Planos de Ensino        2022/02 

Disciplinas
IECT - Direção Teatral
FSC - Teatro e Cultura Popular
ECT-PCC - Estudos da dramaturgia

ECT-PCC - Prática de Montagem - O Rinoceronte

GIPE - Gestão e Cotidiano Escolar 2022-2 - Teatro
IFSC - A comédia e a política
IFSC - Estetica
IECT - Sonoplastia
IPA - Expressão Corporal
IFSC - História da Iluminação Ocidental 2022
PA - Contribuições do Circo
PA - Escuta, voz e palavra
IPA - Stanislavski e a contemporaneidade
IPA - Propostas contemporâneas de intervenção
PA-PCC - De cor
PA-PCC - Teatro imersivo-participativo 2-2022
TPET - Percepções teatrais no ambiente escolar
Estágio IV
ECT-PCC - Direção - Laboratório de Prática Teatral
TPET - Drama de origem inglesa
IECT- Iluminação - Teatro e Imagem
IPA - Leitura dramatica
TPET -Jogo dramático francês
PA - A escrita (auto)biografica e a cena teatral
IPA - Princípios da voz em cena
GIPE - Educação e diversidade

 

 

   Planos de Ensino        2022/02 

Disciplinas
IECT - Direção Teatral
FSC - Teatro e Cultura Popular
ECT-PCC - Estudos da dramaturgia

ECT-PCC - Prática de Montagem - O Rinoceronte

GIPE - Gestão e Cotidiano Escolar 2022-2 - Teatro
IFSC - A comédia e a política
IFSC - Estetica
IECT - Sonoplastia
IPA - Expressão Corporal
IFSC - História da Iluminação Ocidental 2022
PA - Contribuições do Circo
PA - Escuta, voz e palavra
IPA - Stanislavski e a contemporaneidade
IPA - Propostas contemporâneas de intervenção
PA-PCC - De cor
PA-PCC - Teatro imersivo-participativo 2-2022
TPET - Percepções teatrais no ambiente escolar
Estágio IV
ECT-PCC - Direção - Laboratório de Prática Teatral
TPET - Drama de origem inglesa
IECT- Iluminação - Teatro e Imagem
IPA - Leitura dramatica
TPET -Jogo dramático francês
PA - A escrita (auto)biografica e a cena teatral
IPA - Princípios da voz em cena
GIPE - Educação e diversidade

 


Última atualização: 20/09/2024