Â鶹ÊÓƵ

Programação


Abertura
: Dia 5 de outubro, segunda-feira, às 8h, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu
"Importância da interface entre pesquisa e extensão para integração Universidade/Serviço e Comunidade"
Palestra com a Profa. Dra. Cláudia di Lorenzo Oliveira, da Â鶹ÊÓƵ

Cláudia di Lorenzo Oliveira é professora Adjunta III do curso de Medicina, professora e orientadora do Mestrado em Ciências da Saúde (Medicina II) do Campus Centro - Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei (Â鶹ÊÓƵ). Médica, graduada pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado (1999) e doutorado (2006) em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi aluna visitante da Universidade de Michigan (2005) pelo programa de bolsas sanduíche da CAPES. Foi membro da Camada de Assessoramento da Saúde da FAPEMIG (Biênio 2010-2011). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: doenças transmitidas por vetores e/ou transfusão sanguínea, epidemiologia, segurança transfusional e saúde urbana.


Abertura:
Dia 5 de outubro, segunda-feira, às 8h30min, no Campus Sete Lagoas
"Reuso de Água - A quebra de um paradigma"
Palestra com o Prof. Dr. Jorge Antonio Barros de Macedo, da Faculdade Metodista Granbery / FGM

Jorge Antonio Barros de Macedo é licenciado (1978) e Bacharel em Química Tecnológica (1995) pela UFJF, Magister Scientiae (1994) e Doctor Scientiae (1997) pela UFV, especialista em Química Ambiental e Análises de Traços, Parecerista da Revista DAE, periódico de engenharia da SABESP, autor de 18 livros envolvendo recursos hídricos e Química Ambiental, consultor ad-hoc de diversas empresas, atua como Perito Judicial junto ao TJMG, Pertence ao grupo de pesquisa Zoneamento e Risco Ambiental da UFJF. Tem experiência na área de Controle de Qualidade em águas, efluentes e alimentos, Desinfecção Química (indústrias de alimentos, EAS, águas), Técnicas Convencionais e avançadas de Tratamento de Águas, Tratamento de águas industriais Caldeira e Resfriamento, corrosão química, água potável; Tratamento de efluentes urbanos e industriais, aproveitamento de água de chuva, reúso de água, higienização e desinfecção de Estab. da Área de Saúde e ind. de alimentos e FISPQ de produtos químicos. Foi Professor/Pesquisador Titular da FATEC SENAI de Juiz de Fora, Professor das Faculdades Vianna Júnior e Professor Convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Recebeu a Comenda JK da UFJF, em 2007, por sua projeção no cenário nacional.


Intervenção: Dia 5 de outubro, segunda-feira, às 19h, no Campus Dom Bosco
Apresentação cultural do projeto de extensão "Roda de choro: resgate e vivência da cultura musical brasileira através da prática e pesquisa em performance na música popular"
Para conhecer o release, clique aqui.


Abertura: Dia 5 de outubro, segunda-feira, às 19h15min, no Teatro do Campus Dom Bosco
"Para que serve uma Universidade?"
Palestra com o Prof. Dr. Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi, do Departamento de Matemática / UFMG

Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi obteve os graus de bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, em 1989 e 1991, e o de doutor em Eng. Elétrica pela UNICAMP, em 1998. É docente na UFMG desde 1992, atuando desde 2002 no seu Departamento de Matemática. Desenvolve pesquisa nas áreas de Teoria de Controle e de Teoria da Otimização, sendo que nesta última vem estudando principalmente os temas da Otimização Multiobjetivo e da Computação Evolutiva. Seu currículo registra a autoria de 76 artigos publicados em periódicos científicos e 126 trabalhos em anais de congressos, que receberam até agora 842 citações segundo a base Web of Science, ou 1174 citações segundo a base Scopus. Foi um dos editores do Manual de Computação Evolutiva e Metaheurística (co-edição da Editora da UFMG e da Imprensa da Universidade de Coimbra) e da Enciclopédia de Automática (publicação da Sociedade Brasileira de Automática). Orientou ou co-orientou vinte teses de doutorado e dezessete dissertações de mestrado já concluídas. Foi chair da 6th International Conference on Evolutionary Multicriterion Optimization (EMO 2011) e da 1a Escola Luso-Brasileira de Computação Evolutiva (ELBCE 2009), e membro (tutorial chair) do comitê organizador do IEEE Congress on Evolutionary Computation (CEC 2013). De 2007 a 2009, coordenou um projeto CAPES/GRICES de cooperação internacional. Neste momento coordena um projeto de cooperação internacional FP7 financiado pela Comissão Européia, no âmbito das Marie Curie Actions.


Encerramento: Dia 8 de outubro, quinta-feira, às 16h, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu
“CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO: o papel da mobilização social”
Palestra com o Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques

Márcio Simeone Henriques é doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Capes). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Atua na área de Relações Públicas e Planejamento da Comunicação, com os seguintes temas de pesquisa: processos comunicativos de formação e movimentação de públicos, comunicação pública, estratégias de comunicação em processos de mobilização social, opinião pública e construção de influências nos processos políticos, os públicos na comunicação organizacional, relações entre organizações e comunidades. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública - MOBILIZA. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG) e colaborador do Grupo de Pesquisa Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC-MG). Realiza a pesquisa sobre Vigilância civil, opinião pública e accountability nas políticas urbanas.



Encerramento: Dia 8 de outubro, quinta-feira, às 17h, no Campus Alto Paraopeba
"Importancia do Laboratório de Pesquisa na Formação do Aluno de Graduação"
Palestra com a Profa. Dra. Edna Maria de Faria Viana, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos / UFMG

Edna Maria de Faria Viana possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de mecânica dos fluidos e hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de transposição de peixes, modelo reduzido e espécies invasoras.


Intervenção: Dia 8 de outubro, quinta-feira, às 17h30min, no pátio do Campus Santo Antônio
Apresentação do espetáculo "Deus é fiel - marca registrada", fruto do projeto de extensão "Urbanidades"
Para conhecer o release do espetáculo, clique aqui.


Encerramento: Dia 9 de outubro, sexta-feira, às 19h, no Campus Dom Bosco
Divulgação dos destaques e menções honrosas do SIC e da SEMEX
“CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO: o papel da mobilização social”
Palestra com o Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques, do Departamento de Comunicação Social / UFMG

Márcio Simeone Henriques é doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Capes). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Atua na área de Relações Públicas e Planejamento da Comunicação, com os seguintes temas de pesquisa: processos comunicativos de formação e movimentação de públicos, comunicação pública, estratégias de comunicação em processos de mobilização social, opinião pública e construção de influências nos processos políticos, os públicos na comunicação organizacional, relações entre organizações e comunidades. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública - MOBILIZA. Pesquisador associado do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG) e colaborador do Grupo de Pesquisa Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC-MG). Realiza a pesquisa sobre Vigilância civil, opinião pública e accountability nas políticas urbanas.