Â鶹ÊÓƵ

1 - Coletivo de mães da Â鶹ÊÓƵ: presença em evento no MEC

O primeiro encontro do Grupo de Trabalho criado pelo MEC, para promover estudos técnicos relacionados à Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras, contou com a presença do Coletivo Mães Estudantes (R)Existem, da Â鶹ÊÓƵ. A estudante de Bioquímica Ketheryn Brandão, representando as estudantes mães de Minas Gerais e da região Sudeste, levou as demandas para o debate ocorrido na última sexta, 26 de janeiro, em Brasília.

Em 2019, o coletivo iniciou as atividades em prol de Políticas de Apoio e Visibilidade às mães estudantes da Universidade, e é formado por estudantes e servidoras que exercem a maternidade.

O Coletivo Mães Estudantes (R)Existem segue com os coletivos nacionais de mães estudantes nessa importante tarefa, junto ao MEC, para a criação de uma política nacional que garanta acesso, permanência e progressão de mães estudantes no Ensino Superior..

2 - Lista de classificados do SISU disponível

Depois de muita ansiedade, chegaram as boas novas: a lista de classificados na chamada regular foi divulgada, podendo ser consultada aqui. As matrículas começam nesta sexta, 2, e vão até o dia 7. Vale lembrar que a manifestação de interesse na lista de espera continua rolando.

3 - Fevereiro Roxo e Laranja

A PROGP acaba de lançar a cartilha Fevereiro Roxo e Laranja, mês dedicado à conscientização e prevenção sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia. No documento, são tratados os principais sintomas, causas e tratamentos de cada doença. .

4 - Prêmio Jabuti Acadêmico

Até 19 de março, é possível se inscrever na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, que visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

A premiação será dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias. Os autores premiados em cada uma das categorias recebem a estatueta em cerimônia especial, além do prêmio de R$ 5 mil. As inscrições podem ser realizadas no site do .  

5 - Fapemig: chamada de resolução de desafios

A Fapemig abriu a – Resolução de desafios públicos por meio de inovação aberta, com o objetivo de aumentar a eficiência, a desburocratização e a inovação no setor público estadual por meio do financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou de inovação que tenham aplicação em desafios de instituições públicas Estaduais. O prazo para submissão de propostas vai até 30 de abril. .


Última atualização: 02/02/2024