Â鶹ÊÓƵ

 

 

1 - Â鶹ÊÓƵ promove mostras de cursos

A Â鶹ÊÓƵ vai mostrar seus cursos, pesquisas, projetos, oportunidades e muito mais. A Mostra Â鶹ÊÓƵ é a oportunidade para alunos do ensino fundamental e médio conhecerem todos os caminhos e possibilidades profissionais oferecidos no ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Venha e traga seus familiares: vai ser no dia 29, sexta-feira, no Campus Dom Bosco, das 8h às 13h. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto cada um dos 22 cursos participantes, suas áreas de atuação, possíveis carreiras e mercado de trabalho, além dos diferenciais de formação de cada programa. Além disso, estão programadas apresentações culturais de alunos da Música durante toda a Mostra.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas . Mais informações: proen@ufsj.edu.br.

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu também recebe a Mostra Â鶹ÊÓƵ. No mesmo dia 29, de 10h às 12h e de 14h às 16h, estudantes de Divinópolis e região têm essa oportunidade: conhecer as profissões do futuro e descobrir como elas podem transformar o mundo.


 

2 - GEPHIS vence edital nacional

O Grupo de Estudos e Proposições sobre Habitação de Interesse Social (GEPHIS), projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Â鶹ÊÓƵ, foi contemplado em edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG). Os cinco projetos beneficiados recebem, cada um, aporte de R$ 100 mil para o fortalecimento da Arquitetura Social e da qualidade de vida das famílias de baixa renda.

A coordenadora do GEPHIS, professora Lívia Muchinelli, destaca que os recursos serão direcionados para as dez famílias em maior situação de necessidade, previamente selecionadas pela equipe do projeto. O apoio financeiro vai possibilitar a compra de materiais, contratação de profissionais e execução das reformas, promovendo acessibilidade, conforto e segurança nas residências atendidas. “Ser contemplada nesse edital é uma valorização do trabalho que fazemos desde 2019. Valoriza nossa metodologia e nossa atuação na comunidade de São João del-Rei.”

 

3 - Gabriel também vai estudar na Holanda


Gabriel Loureiro, aluno do curso de Engenharia de Bioprocessos (CAP), vai fazer estágio na , universidade holandesa de Ciências Aplicadas. Esse programa faz parte de convênio firmado há quase 10 anos entre a instituição e universidades mineiras, entre as quais a Â鶹ÊÓƵ.


Ele viaja em fevereiro do ano que vem, e poderá ser recebido pelo colega de curso Marcos Gomes Machado, que chegará à Zuyd no mês anterior, . Gabriel ficará na Holanda durante cinco meses, com possibilidade de renovação e de efetivação. Nesse período, vai estudar Materiais circulares avançados, com foco no uso circular de materiais biopoliméricos por empresas locais.

“Conheci essa possibilidade de estágio durante minha participação no Living Lab Biobased Battle em 2022, competição internacional entre universidades mineiras e holandesas que buscavam solução sustentável e inovadora para algum problema. Foi muito legal!”, comemora o estudante de 23 anos.


 

4 - Inscrições para doutorado sanduíche no exterior


PROPE informa: as inscrições para o processo seletivo do Programa Â鶹ÊÓƵ de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes) serão recebidas no período de 19 de novembro e 3 de dezembro.


Para participar, o candidato deve enviar o formulário de inscrição, disponível no edital, para o e-mail da secretaria do programa de pós-graduação ao qual está vinculado. Os documentos têm que estar digitalizados em .pdf: plano de pesquisa, currículo Lattes atualizado, carta de recomendação do orientador brasileiro e comprovação de proficiência no idioma do país de destino.


Podem concorrer doutorandos brasileiros ou estrangeiros com autorização de residência, matriculados em curso de doutorado com nota mínima 4 na avaliação da Capes, que ainda não possuem título de doutor. Devem comprovar fluência no idioma do país onde pretende realizar o estágio doutoral, ter identificador ORCiD e não acumular outra bolsa federal do mesmo nível.


A seleção se dará em duas etapas: análise inicial feita pelos programas de pós, seguida por avaliação da PROPE. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 22 de janeiro de 2025.

 

5 - Peça para ouvir em temporada no Fortim

Dias 15 e 16, com sessões às 18h30 e às 20h, Peça para ouvir será encenada no Fortim dos Emboabas, que fica na Rua Altamiro Flôr, 103 – Alto das Mercês, em SJDR. O espetáculo, dirigido por Luís Firmato, foi concebido pela professora Juliana Monteiro (DEACE) e tem apoio do Edital de Circulação Artística da PROEX.

O eixo condutor é o trato multidimensional e multissensorial da cena, aplicado ao conceito de site specific. De caráter itinerante, sua artesania se constituiu das relações vivenciadas pela equipe no entorno e construções do Fortim dos Emboabas, bem como pelas provocações trazidas pelos colaboradores do projeto. Em cena, Juliana Monteiro indaga: que histórias seriam revolvidas, que vozes se ergueriam ali?


Propondo a justaposição de ambientes cênicos distintos, nessa travessia o espectador é convidado ora a se deparar com a história do “surgimento do relâmpago”, ora a imergir no ambiente em que as cenas acontecem.


Garanta seu ingresso .


Última atualização: 12/11/2024