Â鶹ÊÓƵ

 

1 - Avalie a Â鶹ÊÓƵ: aproveite o feriado para entrar na campanha!


A Pesquisa de Autoavaliação Â鶹ÊÓƵ 2024 continua em aberto, pronta para receber a contribuição de estudantes, professores e técnicos da Â鶹ÊÓƵ. não demanda mais do que três minutos de seu tempo. Vamos poder nos pronunciar sobre as políticas acadêmicas da Universidade, em três categorias: Políticas Acadêmicas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Políticas de Atendimento aos Discentes; e Comunicação com a Sociedade. 


A escala de classificação vai de 1 a 5, e varia entre muito ruim e muito bom. As respostas colhidas neste ciclo avaliativo serão comparadas às da pesquisa de 2021, que também tratou das mesmas categorias. Nossa participação é muito importante para construirmos a Universidade que queremos!

 

2 - Â鶹ÊÓƵ na Mídia: NanoFood


da Folha de S.Paulo de 17 de dezembro, com o título De olho no agro, startups de inovação científica miram em biotecnologia, ouviu o professor Igor Boggione (CAP), fundador da NanoFood, que desenvolveu comestível e biodegradável à base de goma culinária para preservação de frutas, legumes e verduras.


O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma produção de aproximadamente 58 milhões de toneladas em 2022. No entanto, cerca de 30% dessa produção é perdida devido à deterioração, o que gera um prejuízo anual de R$ 1,3 bilhão apenas em supermercados.


Segundo relatório , plataforma de apoio a empresas iniciantes, cerca de metade das deep techs brasileiras, startups baseadas em inovação científica, são voltadas para a biotecnologia. Essa demanda é impulsionada pelo agronegócio, principalmente. De acordo com Paulo Granjeiro, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC), “o talento que a Â鶹ÊÓƵ tem nessa seara pode servir de inspiração para outros pesquisadores e estudantes, e também contribuir com os indicadores de inovação e com soluções que melhorem a vida das pessoas.”

 

3 - Artbluum publica artistas da Â鶹ÊÓƵ

 

A reuniu em coletânea obras de 40 artistas brasileiros, entre os quais Ricardo Coelho, professor da Â鶹ÊÓƵ (DAUAP), e Elizabeth Ramos, mestranda no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS). 

 

Elizabeth Ramos é uma artista multimídia que aborda questões de identidade e negritude por meio de cerâmica, audiovisual e performance. Sua série ORÍ, exibida no Palácio das Artes, investiga a solidão da mulher negra. Ricardo Coelho combina sua atuação como curador e artista visual com a defesa da educação não formal e projetos sociais, enfatizando esse impacto transformador em variadas trajetórias artísticas. 

 

Ele foi um dos 82 artistas selecionados, num universo de 653 inscritos, para expor no de Arte Contemporânea, um dos mais antigos e importantes eventos dedicados a essa vertente no Brasil, organizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), em parceria com o Ministério da Cultura. Saiba mais.

 

4 - Feira de Natal no Campus Sete Lagoas


O Campus Sete Lagoas foi o anfitrião da primeira Feira de Natal, evento organizado pelo Coletivo Viva CSL (Núcleo Permanente de Apoio Acadêmico e Social – NUPASS), com apoio da Coordenadoria Administrativa do Campus. 


Disponíveis para venda, produtos artesanais que iam desde doces, palmitos, café, mel e derivados até tapetes, garrafas decoradas, pinturas e bijuterias, feitos por alunos da Â鶹ÊÓƵ.


Para a professora Mariana Saka (DECEB), foi um momento muito especial para o CSL, por agregar servidores numa confraternização cultural e artística.

 

5 - Reconhecimento IEEE-MG


Os professores Paula dos Santos Vicente (DEPEL), Rodolfo Ribeiro de Moura (PPGEL/Â鶹ÊÓƵ) e Valter Leite (PPGEL/CEFET-MG) foram homenageados pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, seção Minas Gerais (IEEE-MG).


Paula recebeu distinção na categoria profissional, por suas importantes contribuições à promoção de mulheres na Engenharia. Os professores passaram à categoria Senior Member do Instituto, um dos maiores reconhecimentos profissionais concedidos por seus pares, destacando ações significativas no campo das Engenharias.

 

6 - Fechamento portarias


O Setor de Segurança Â鶹ÊÓƵ (SSEGI/DIPRE) informa que as portarias da Rua Frei Estevão (CSA) e Rua Fidélis Guimarães (CDB) permanecerão fechadas no período de 23 de dezembro a 5 de janeiro, quando a entrada nos campi fica concentrada nas portarias principais.


Em decorrência, no Campus Santo Antônio, o trânsito nas proximidades da DIPRE e da PROAE passam a ocorrer nos dois sentidos.

 

7 - Prêmio Mulheres e Ciência


O Prêmio Mulheres e Ciência, que pode chegar a R$ 50 mil, convoca instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa projetos que busquem promover a inclusão e a diversidade no campo científico. O prazo se encerra em 6 de janeiro.


O British Council, promotor da iniciativa, fez reunião virtual para esclarecimento de dúvidas, que pode ser assistida . Todo plano de ação deve se pautar nas  áreas de STEMM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Medicina).


Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail atendimento@cnpq.br.

 

8 - MEC e Capes lançam curso de educação inclusiva

 

Capes e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) lançaram o . Serão abertas, até 2027, 1,25 milhão de vagas.

 

O curso será desenvolvido via Universidade Aberta do Brasil (), assim como outras iniciativas frutos de parceria entre a Capes e a Secretaria. A ideia é formar 3,3 milhões de professoras e professores, nesse projeto e com outras ações de formação para a educação étnico-racial e quilombola e de jovens e adultos (EJA). .


Última atualização: 20/12/2024