1 - Mostra de Profissões da Â鶹ÊÓƵ começa nesta quarta, 9
A Mostra de Profissões – Seja Â鶹ÊÓƵ 2022 tem início hoje, 9, e prossegue até amanhã, dia 10. Será mais uma edição virtual, contando com vídeos dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade, disponíveis no , e rodas de conversa com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), Comissão de Heteroidentificação e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). Se você quer estudar na Â鶹ÊÓƵ, e conhecê-la melhor, se inscreva . A íntegra pode ser acessada
aqui.
2 - Em livro, pedagoga da Â鶹ÊÓƵ reflete sobre moradia estudantil
A Editora KDP lançou o livro
Universidade para quem: a moradia estudantil e suas contradições na permanência dos estudantes pobres, de autoria da pedagoga Ermita Rodrigues. O livro apresenta sua dissertação de mestrado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Â鶹ÊÓƵ (PPEDU), no ano passado, sob a orientação da professora Bruna Sola da Silva Ramos (Deced).
Leia mais.
3 - Festival Artes Vertentes tem início nesta quinta, 10
Para quem gosta de arte, não dá para perder um dos mais importantes festivais de artes integradas do país, o Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes. O evento, que tem o apoio da Â鶹ÊÓƵ, celebra dez anos com exposições de artes visuais, performances e lançamentos literários, artes cênicas, exibição de filmes, debates e concertos musicais. A abertura é quinta-feira, 10 de fevereiro. .
4 - IF-Sudeste MG promove oficina sobre o envelhecimento da mulher negra
O Projeto de Ensino Ações Afirmativas Jovens Mulheres Negras: despertar na pandemia contra o feminicídio, do IF-Sudeste MG (Campus São João del-Rei) promove, nesta quinta, 10, às 19h, a oficina Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência contra mulheres, ministrada pela gerontóloga e pedagoga Maria José Cassiano de Oliveira. O tema revela mais uma face do machismo estrutural no país, que ignora os direitos e o potencial de vivência da mulher idosa.
Zezé Cassiano, como é conhecida a palestrante, é mestre em Educação pela UFMG, professora aposentada da Â鶹ÊÓƵ, onde idealizou o programa de extensão Universidade para a Terceira Idade. É fundadora do Centro de Convivência Intergeracional, destinado a pessoas de terceira e quarta idades. Também é co-fundadora do Movimento Sãojoanense de Cultura Afro Brasileira (Moscab) e coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Envelhecimento Populacional. A oficina, on-line, é gratuita e aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF-Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região. Faça sua .
5 - Projeto de extensão da Â鶹ÊÓƵ lança 2ª edição de newsletter
O projeto de extensão interinstitucional Mapeamento Colaborativo Brasileiro de Espaços Alternativos e Iniciativas pelo Direito à Cidade, divulgado nas redes sociais como , é fruto de uma parceria entre docentes, pesquisadores e discentes da Â鶹ÊÓƵ, UFMG e UFPA, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Ciência da Computação. Recentemente, foi divulgada a segunda newsletter do projeto, sobre mapeamento colaborativo de espaços coletivizados, que pode ser conferida .
6 - Sobre a nota de pesar pela Profa. Magda Assis
Publicamos ontem a triste notícia do passamento da Profa. Magda Assis, que viveu intensa carreira profissional na Â鶹ÊÓƵ, desde os tempos da antiga Funrei. A nota foi escrita sob forte emoção, por tudo que Magda semeou entre colegas durante sua passagem pela Universidade. Ela foi a primeira vice-diretora executiva daquela Fundação de Ensino Superior que nascia sob o signo do projeto inconfidente; foi chefe de Gabinete, de 1987 a 1990, e vice-reitora, no período compreendido entre 1990 e 1994; à época da federalização, ocupou a Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas.
Ao abrir a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, na manhã desta quarta, 9, o reitor e presidente do Conep-Â鶹ÊÓƵ, professor Marcelo Andrade, convidou os participantes a um minuto de silêncio em memória da professora Magda Assis. Marcelo enalteceu o papel da educadora na consolidação da Universidade, e disse que seu exemplo deve servir a todos, na construção de uma sociedade baseada no diálogo e na fraternidade.
Última atualização: 09/02/2022