1 - CELPE-BRAS: brilham os alunos da Â鶹ÊÓƵ!
De um total de 16 alunos estrangeiros da Â鶹ÊÓƵ que fizeram o preparatório para o CELPE-BRAS, simplesmente 13 foram aprovados no exame que atesta a proficiência do Português como língua estrangeira! Outros quatro, do Programa Flagship e dos programa de pós em Ecologia, Geografia e Bioengenharia, também vivenciaram essa conquista.
Os alunos tiveram aulas com Janderson Reis, Júlia Giarola, Marco Aurélio Alves e Ana Vitória Oliveira, estudantes de Letras-Língua Inglesa da Â鶹ÊÓƵ. Esse triunfo demonstra o compromisso da Universidade com o ensino da língua: oferecemos aulas presenciais e virtuais de Português para todos os alunos estrangeiros matriculados na graduação e pós-graduação. Leia a matéria completa na página da Â鶹ÊÓƵ.
2 - Intercambistas da Â鶹ÊÓƵ em Ouro Preto
O Encontro do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G), promovido pelo projeto Orientação acadêmica como estratégia de integração dos estudantes PEC-G, reuniu intercambistas das federais de SJDR e de Ouro Preto (UFOP) em torno do compartilhamento de orientação sobre os recursos oferecidos pelo Programa e as formas de integração nos seus cursos de graduação. Participaram estudantes vindos do Gabão, Angola, Colômbia, Congo, Guiné-Equatorial, Gana, Quênia, Benin e Camarões. Mais informações.
3 - COREN premia alunas da Enfermagem
Layane Cristina e Julia Aris, alunas do curso de Enfermagem da Â鶹ÊÓƵ, conquistaram o segundo lugar no Bootcamp promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), em parceria com os professores Liliane de Lourdes Teixeira Silva (CCO) e Rone Ilídio da Silva (DETECH/CAP). Estavam na disputa oito equipes. O projeto vice-campeão, RV Enfermagem, a primeira sala virtual do Brasil voltada para o treinamento em segurança do paciente em centros cirúrgicos, foi desenvolvido durante Programa de Iniciação Tecnológica que teve também a colaboração de Igor Oliveira, estudante de Engenharia Mecatrônica no Campus Alto Paraopeba.
4 - O Teatro vai à França!
Divas e divos da Â鶹ÊÓƵ viveram experiência única, no colóquio Chantiers d’acteurs: les régimes de présence sur les scènes actuelles – Europe, Brésil, Canada, Japon (Atuação em obras: (pensar) os regimes da presença na cena atual – Europa, Canadá, Brasil, Japão), realizado de 28 de novembro a 5 de dezembro, no Théâtre de l’Aquarium, Cartoucherie de Vincennes, e na Fondation Lucien Paye, Cité Internationale Universitaire, em Paris!
O foi mais uma etapa da “fértil colaboração” entre DEACE, PPGAC e o Departamento de Artes do Espetáculo da Universidade Paris-Nanterre. Presentes, as professoras Maria Clara Ferrer e Juliana Monteiro, ao lado de alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Â鶹ÊÓƵ e do curso de Teatro, integrantes das equipes dos trabalhos apresentados no evento parisiense.
A participação da Â鶹ÊÓƵ, viabilizada pelo Edital 010/PROEX – Apoio à Criação e Circulação Artística e pelo Edital 013/2024/PROPE/ASSIN – Bolsa de Estágio Pós-Doutoral para Docente, marca mais uma etapa desse projeto conjunto de pesquisa, que busca, a partir da experiência artística, pensar a diversidade e a plasticidade da presença cênica não como qualidade inata, essencialmente metafísica, mas como representação e relação.
5 - Vacinação: um ato de amor
É esse o nome do projeto criado por professores e alunos de Medicina da UFMG, que tem por objetivo fornecer informações confiáveis para a população sobre as vacinas e doenças prevenidas pela imunização. Idealizado a partir da percepção dos professores sobre a necessidade de combater a desinformação e as fake news, intensificadas durante a pandemia da covid-19, a ideia aqui é conscientizar a população sobre os benefícios de se ter acesso a um dos melhores programas de vacinação do mundo. Informe-se!
6 - PROMEL: qualificação e defesa
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) convida para o exame de qualificação o mestrando Daniel Pereira Lopes, autor de O homem negro em Canção para ninar menino grande e “Ana Davenga”, de Conceição Evaristo: uma visão multifacetada da masculinidade. Orientando da professora Eliana Tolentino, Daniel vai ser arguido pela professora Ozana Sacramento (IF-SUDESTE MG, Campus SJDR), nesta quinta, 19, às 15h, em .
Na sexta, 20, às 14h30, é a vez do mestrando Marcos Vinícius Braga Vivas apresentar sua dissertação Jogos e o massacre de Suzano: análise crítica dos discursos pró e contra games na reportagem do SporTV à banca composta pelos professores Antônio Luiz Assunção (orientador), Cláudio Márcio do Carmo e Alex Mourão Terzi (IF-SUDESTE MG, Campus SJDR). .
7 - Defesa no PPGCC
Na pós em Ciência da Computação (), a defesa também acontece nesta sexta, 20, às 13h30, em formato virtual, o acesso solicitado pelo e-mail ppgcc@ufsj.edu.br. João Pedro Mendes de Oliveira, que escreveu O uso de ferramentas computacionais na remoção de vazamentos sonoros em gravações de bateria, será avaliado por banca composta pelos professores Flávio Luiz Schiavoni (orientador), João Pedro Hallack Sansão (Â鶹ÊÓƵ), José Guilherme Allen Lima (UFPE) e Henrique Maia Lins Vaz (UFLA).
8 - Ser mulher na Engenharia
e promovem a palestra Mulheres na Engenharia, com a aluna Maria Clara Marques Siqueira, do curso de Mecânica da Â鶹ÊÓƵ. Nesta quarta, 18, às 19h, na sala 3.07, prédio de salas de aula do CSA. Com emissão de certificado e inscrições no .
Ao longo de sua trajetória, Maria Clara acumulou experiências significativas que refletem a dedicação e superação no curso de Engenharia Mecânica. Ela vai compartilhar com a plateia um pouco de sua jornada e dos aprendizados adquiridos durante sua formação.
Última atualização: 18/12/2024