Â鶹ÊÓƵ

Orientações para o requisitante para aquisição de bens e contratação de serviços e obras

1) O requisitante abre o processo via SIPAC.

2) O requisitante insere os dados no Documento de Formalização de Demanda (DFD), conforme orientações disponíveis na aba "Modelos", disponível no link: /coplac/modelos.php

3) O requisitante elabora Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Mapa de Riscos. O modelo do ETP e as informações sobre a elaboração do Mapa de Riscos estão disponíveis na página da Comissão de Planejamento da Contratação (COPLAC), no seguinte endereço: /coplac/modelos.php

A COPLAC poderá ser consultada, por meio do e-mail coplac@ufsj.edu.br, para auxílio na elaboração da documentação.

4) O requisitante inclui no processo DFD, ETP, Mapa de Riscos e também todos os documentos comprobatórios das informações constantes no processo, tais como: orçamentos, planilha de custos e mapa de pesquisa de preços, cálculos de estimativas de quantidades, pesquisas em sites, etc. A documentação deve ser inserida no formato PDF.

5) O requisitante solicita à Pró Reitoria responsável pela aqusição/contratação o despacho de ciência e autorização.

6) O requisitante tramita o processo para a COPLAC.

7) A COPLAC recebe o processo, analisa o DFD, ETP, Mapa de Riscos* bem como toda a documentação comprobatória constante no processo.

8) Após análise, a COPLAC irá aprovar ou não o processo. Sendo aprovado segue para para o passo seguinte, não sendo aprovado o requisitante receberá o processo de volta com a análise da comissão, que é incluída no processo por meio de memorando. Caberá ao requisitante promover as adequações solicitadas pela COPLAC e enviar o processo novamente para análise.

9) Após aprovação do processo, o documento do ETP será inserido, pela COPLAC, no sistema do ETP Digital e, posteriormente, será assinado digitalmente, via SIPAC, por todos os membros da comissão e também pelo requisitante.

10) A unidade requisitante receberá o processo e deverá incluir os documentos exigidos pelo Setor de Compras e Licitações (SECOL) conforme manuais disponíveis em: /dimap/setor_de_compras_e_licitacoes.php

11) O próximo passo é o  encaminhamento do processo ao Setor de Compras e Licitações (SECOL).

12) O SECOL providencia os próximos trâmites do processo para início da licitação.

 

Observação: Processos que envolvem a contratação de serviços terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, devem ser tramitados inicialmente para a ASGOV, com o intuito de se verificar o uso adequado dos documentos que compõem a fase de planejamento da contratação.   

 

Fluxograma do processo ETP aquisição de bens (material de consumo e permanente) e contratação de serviços e obras

Clique aqui para ampliar a imagem

         Fonte: elaborado pela DIMAP/Â鶹ÊÓƵ (2024)


Última atualização: 09/12/2022