Â鶹ÊÓƵ

Relatório da Pesquisa de Preços

 

Por meio da ferramenta de pesquisa de preços disponibilizada no sistema Compras.gov.br, do governo federal, é possível fazer, acompanhar e exportar as cotações de preços com base em todos parâmetros da IN SEGES/ME nº 65/2021.

 

O Relatório da Pesquisa de Preços, contendo a análise crítica da pesquisa de preços, é elemento fundamental para que as demais linhas de defesa e aqueles que exerçam o controle social consigam compreender os dados levantados pela Administração e a composição do preço de referência de uma contratação pública.

 

 

1º PASSO:

 

Acessar a.

 

Caso inexista em sua unidade servidor que tenha acesso ao Siasg, deverá ser solicitado o cadastro do perfil através do formulário disponível na página da DIFIN → selecionar a opção “3- SIASG / PGC /SICAF” e no campo “8- Perfis solicitados (consulta e/ou executor)” indicar o perfil FASEINT1. 

O referido formulário deverá ser encaminhado para o e-mail difin@ufsj.edu.br, devidamente preenchido e contendo a anuência da chefia imediata do servidor requisitante.

 

2º PASSO:

 

Efetuar a pesquisa de preços. ⇒

Na Ferramenta de Pesquisa de Preços são consultados os preços oriundos de outras contratações da Administração Pública (parâmetro I e parâmetro II da IN SEGES/ 65/2021).

No entanto, mesmo que não sejam obtidos orçamentos com base nos parâmetros I e II, na referida ferramenta deverão ser incluídos também os orçamentos obtidos em tabela de referência formalmente aprovada pelo Poder Executivo federal e de sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo () e em pesquisa com fornecedores (), se for o caso. ⇒ - vide passos 15 a 18 do manual)

A pesquisa baseada em dados retirados de sistemas oficiais do governo e de contratações similares feitas pela Administração Pública deve ser priorizada e, em caso de impossibilidade de utilização desses dois parâmetros, é necessário a inclusão de justificativa nos autos. ⇒ Na nota técnica.

 

3º PASSO:

 

Preencher a nota técnica, conforme o modelo e colar o seu conteúdo no campo "Nota Técnica" da ferramenta de pesquisa de preços (vide página 21 do manual). ⇒ Se ocorrer “Erro ao carregar o relatório”, basta excluir a nota técnica, a qual deverá ser incluída separadamente no processo.

 


Última atualização: 06/01/2025